3.6.10

PAI JOÃO DE BENGUELA E A MAÇONARIA MISTICA ORIENTAL


FOTO DE UMA PRAÇA DE BENGUELA - ANGOLA, ONDE OBSERVAMOS AS ACÁCIAS FLORIDAS - ÁRVORE SÍMBOLO DA MAÇONARIA

Tomo a liberdade de apresentar a essência dos ensinamentos, ensinados e praticados, na Loja Maçônica Sol do Oriente, de PAI JOÃO DE BENGUELA.

Do Livro Maçonaria Mística Oriental - Dr. R.Swinburne Clymer

Ao apresentar ao publico a presente obra, nada tenho a dizer para justificar-me, por vários motivos:
Em primeiro lugar, porque recebi ordem de prepara-la, e em segundo, porque muito do que apresento nela não é novo, pelo simples motivo de que nada pode haver de novo na Maçonaria. É verdade que muita coisa, principalmente relativa à Maçonaria Mística, não foi oferecida ao público profano, porém isso não quer dizer que seja coisa nova, pois, efetivamente não o é.
Sei que o presente trabalho está acima de qualquer refutação quanto às Verdades que contém, e isso pela simples razão que cito as mais altas autoridades Maçônicas do mundo, e que a parte referente à Maçonaria Mística provém diretamente daquele que sabe e que não tem superior nessa obra.
Sei também que não serei acusado de plagiário, pela simples razão que apresento o autor de cada citação, exceto quando ela é alterada. Com esses fatos para minha garantia, tenho a satisfação de dar-lhe saída.
Há diversas razões para que este livro seja apresentado ao publico, e principalmente para os próprios Maçons. Muito pouca coisa é conhecida pelos meus Irmãos Maçons a respeito da Ordem a que têm a honra de pertencer, mas à qual alguns não dão o devido valor, e o presente tratado, preparado de acordo com as mais altas autoridades, lhes dará alguma idéia do que seja o princípio íntimo dos seus ensinos.
Também tornou-se necessário que o mundo soubesse da existência da Maçonaria Mística e de que existiu por muitos anos, embora nem sempre sob esse nome. Não se poderá dizer muita coisa com relação à Ordem, pelo motivo que até os seus graus não devem ser conhecidos do mundo profano. Os Maçons regulares oficiais podem adquirir todos os conhecimentos que desejarem sobre ela, desde que queiram pagar o preço, não em moeda corrente, mas sim nos seus deveres e trabalhos.
A iniciação não é o que geralmente se julga ser. Todos os Maçons sabem o que é a Iniciação Cerimonial, porém isso é apenas o símbolo exterior da obra interna. Um Maçon que possui os três graus poderá pensar que tem tudo o que é possível conseguir, porém não conhece o trabalho interno, a Grande e Suprema Iniciação, que é possível para aquele que realmente a deseja.
Milhares de homens de boas qualidades tomam a letra pelo Espírito e é nesse modo de agir que começa o seu engano. Nada de novo pode suceder à Maçonaria, porém há, nela, uma vasta soma de Verdade de que a maioria nada sabe, e é por esta razão que esta obra é apresentada ao publico e principalmente a todos os Irmãos Maçons, e ela se acha expressa de tal maneira que não pode ser negada, pois como já foi dito, provém das mais altas autoridades dentre os Maçons.
Com relação à verdadeira Iniciação, citarei a obra do Mestre Maçon, Dr. J.D. Buck, na qual diz:

“A Iniciação e a Regeneração são termos sinônimos.”

O Ritual da Franco-Maçonaria é baseado nesta lei natural, e a cerimônia da iniciação ilustra, passo a passo, este princípio, e se o resultado atingido é mais uma posse do que uma regeneração, na maioria dos casos, o principio não é menos verdadeiro por isso. A simples inculcação de princípios morais e as lições de moral, e sua ilustração simbólica e representação, não são coisas vãs. Elas despertam a consciência e o sentimento moral de todo homem, e nenhum ser humano perdeu suas boas qualidades pelas Lições da Loja. Em virtude desses “ritos e benefícios”, o Franco-Maçon é, com relação aos homens de nossa chamada Moderna Civilização, o que está mais próximo da Antiga Sabedoria. Está de posse do território em que se acham escondidas as Jóias da Coroa do Saber. Pode contentar-se, se o quiser, com o percorrer o solo e fazer apenas uma colheita de cascas e restolhos. Pode escavar profundamente e encontrar não só a Chave da Arca, a Arca da Aliança, o Rolo de Pergaminho ou a Lei, mas também, empregando o espírito encoberto nas asas do Cherubim, pode elevar-se por sobre os farrapos do templo, e, colocando-se frente a frente com Elohim, aprender também a dizer “Eu sou quem sou!” Parecerá isto uma rapsódia e nada mais serão os lindeiros,as tradições e os hieróglifos da Franco-Maçonaria?
E mais adiante: “A Ciência Universal e a Filosofia Sublime, outrora ensinadas nos Grandes Mistérios do Egito, da Caldéia, da Pérsia e da Índia e entre muitas outras nações da antiguidade, é letra morta na moderna Franco-Maçonaria. Entretanto, o Maçon inteligente devia ser a ultima pessoa no mundo a negar que outrora existira uma Sabedoria, pela simples razão que toda a estrutura da Maçonaria é construída sobre as tradições de sua existência, e seu ritual lhe serve de monumento vivo. O adiantamento no grau anterior é, em toda parte, uma razão para avançar na Maçonaria. Esse adiantamento consiste na capacidade do candidato para repetir palavra por palavra certos rituais e obrigações pelos quais já passou, cuja significação e explicação constituem os trabalhos dos vários graus. O costume, com relação a este ponto, serve mais para conservar para os que os possuem, os direitos e benefícios da Loja, recusando-os aos outros, do que para fazer o candidato progredir em Conhecimento real.”
É por essa mesma razão que esta obra é apresentada a todos os que desejam adquirir conhecimentos. A Maçonaria Mística também tem seus Rituais e suas leis, porém considera o Espírito de maior valor do que a letra e ensina aos seus candidatos tanto o Espírito como a letra, porquanto, em seus graus superiores, o homem deve expressar o que está em si, para poder avançar. Dessa forma, a Iniciação real não só se torna uma possibilidade, mas também um fato e ninguém pode progredir sem executar a obra. Além disso, a Maçonaria Mística realiza o que a Maçonaria regular devia fazer – liga seus filiados numa Fraternidade Universal em que devem tratar-se como irmãos, se desejam manter-se na Ordem. Isto não é um sonho, mas sim uma realidade.
Diz ainda o Dr. Buck: “Não sabemos uma coisa porque no-la dizem. Que os deuses gritem continuamente a Verdade de todos os tempos nos ouvidos do tolo, ele continuará sempre preso à sua tolice. Aqui está a concepção e a base essencial de todas as Iniciações. É o conhecimento desenvolvido gradualmente, de um modo ordenado e sistemático, passo a passo, à proporção que a capacidade de aprender se abre ao Neófito. O resultado não é uma posse, mas sim um crescimento, uma evolução. O conhecimento não é uma simples soma ou adição; alguma coisa acrescentada a outra que já existe; mas sim uma mudança ou transformação progressiva da estrutura original, de modo a torna-la, a cada passo, um Novo Ser.
O Conhecimento Real ou o desenvolvimento da Sabedoria no homem é um Eterno Porvir; uma transformaçãp progressiva na semelhança da Suprema Bondade e do Supremo Poder.”

Numa obra desta natureza, não podemos dizer muita coisa em relação à Suprema Iniciação, e aqueles que tiverem verdadeiro interesse, poderão referir-se ao livro “Os Rosa-Cruzes e seus Ensinos” e à obra “A Filosofia do Fogo”, que contém capítulos sobre a verdadeira Iniciação.
Noventa e nove por cento dos Maçons se ririam da Ciência Oculta; entretanto, se não fosse por causa das Fraternidades Ocultas, a Maçonaria nunca teria existido. A Doutrina Secreta era a religião universalmente espalhada no mundo antigo e pré-histórico. Provas de sua difusão, relações autenticas de sua historia, uma cadeia completa de seus documentos, que mostram seu caráter e sua presença em todos os paises, assim como os ensinos de todos os seus grandes Adeptos, existem até hoje nas criptas das livrarias pertencentes às Fraternidades Ocultas. A Fraternidade Rosa-Cruz, mais do que qualquer outra, merece a nossa gratidão pela conservação intacta dos escritos Secretos e Sagrados. Embora os membros individuais dessa Fraternidade tenham sido perseguidos em muitos paises e em todas as épocas, a Ordem ou Fraternidade em si jamais foi perseguida, nem sofreu qualquer interrupção. Por conseguinte, esta Fraternidade foi capaz de continuar, sem interrupção, os ensinos da Doutrina Secreta e dos Antigos Mistérios. Seja qual for a Ordem, chame-se ela Maçonaria ou Maçonaria Mística, pouco importa o nome, sempre se verificou que os Rosas-Cruzes tiveram a obra em suas mãos. A história prova esse fato, que não pode ser negado com justificativas e somente os que são ignorantes tentam nega-lo.
Toda alma deve “efetuar a própria Salvação”. A Salvação pela fé e pela redenção não era ensinada por Jesus, como se interpreta agora, nem essas doutrinas são ensinadas nas Escrituras exotéricas. Elas são recentes e ignorantes perversões das doutrinas originais. Na Igreja primitiva, como na Doutrina Secreta, não havia um Cristo só para todo o mundo, mas sim um Cristo potencial em cada homem. Os teólogos constituíram primeiramente um ídolo da Divindade Impessoal e Onipresente, e depois retiraram Cristos do coração de toda a humanidade para deificar Jesus; isso foi para terem um Deus que fosse particularmente deles. A Maçonaria não ensina a Salvação pela Fé, mas pela Redenção. Segui os seus graus, estudai a História como foi ensinada pelos seus maiores Mestres, e não encontrareis nela o ensino dessa doutrina. Pretendo francamente que essa doutrina não forma cristãos, mas sim criminosos. A razão disso é clara. Todos os Antigos Mistérios tinham a verdadeira Doutrina e o mesmo sucedia aos primeiros cristãos. A Maçonaria, antes de ter sido contaminada pelos discípulos de Loyola – os Jesuítas – também a tinha. É aos Maçons que compete separar o bom e o verdadeiro do falso.
Diz ainda o Irmão Buck: “A Humanidade in toto é o único Deus Pessoal; o Cristos é a realização ou perfeição dessa Pessoa Divina, na experiência consciente do Individuo. Quando esta perfeição é realizada, esse estado é denominado Cristos pelos gregos e Buda pelos Indús. “Sede perfeitos como vosso Pai que está nos Céus é Perfeito”.
“Portanto, meu irmão, se Cristo e Buda são um e o mesmo, porque condenais os que seguem a Buda? Não sabeis que os que seguem a Buda seguem o mesmo Cristo que vós, porém com outro nome?
“Aplicamos à nossa religião o mesmo egoismo que expressamos em relação às outras nossas posses, como sejam esposa e filhos, casas, terras e pátria; é o mesmo espírito partidário de nossa política, e isto, mais do que tudo o que parece justificar o egoísmo em geral, é contrario à Fraternidade humana e impede a fundação da “Grande República, constituída de muitas Nações e todos os povos”. Esta idéia da Fraternidade Universal, que era uma doutrina capital dos Antigos Mistérios – como se acha incluída no primeiro postulado da Doutrina Secreta, e é abertamente declarado no terceiro; e o qual ocupa também o primeiro lugar na (verdadeira) Maçonaria – é a dedução lógica da nossa idéia de Divindade, e da natureza e significação essencial de Cristos.”
Na Maçonaria Mística, esta idéia da Fraternidade Universal dos Homens é uma das Leis Supremas e um Princípio Capital. Antes que o candidato possa sair do primeiro grau da Maçonaria Mística Oriental, deve submeter-se às Regras da Fraternidade Universal, e estas não são letra morta, pois o Código Secreto lhe mostrará que não só se obriga a tratar todos os membros da Ordem como Irmãos, mas também terá de faze-lo. Não há exceção a esta regra, todos devendo obedecer-lhe ou sofrer a penalidade natural. Não é possível haver exceção a esta regra. Irmão para Irmão e não Irmão contra Irmão. Vivemos ou morremos juntos.
“Tanto a Maçonaria como a Maçonaria Mística não prega uma nova religião, mas apenas repete o Novo Mandamento dado por Jesus, que foi também dado por todo grande reformador da religião, desde o inicio da história. Despi das roupagens teológicas a Religião de Jesus, como foi ensinada por Ele e pelos Essênios e os Gnosticos dos primeiros séculos, e ela se tornará a Maçonaria (Mística). A Maçonaria, em sua pureza, derivada, tal como é, da antiga Kabala, como parte da Grande Religião Universal da Sabedoria da mais remota Antiguidade, representa distintamente a Completa e Universal Fraternidade Humana, em todos os tempos e em todas as épocas. Cristianisar a Maçonaria ou limita-la com os laços sectários de qualquer Credo, não é somente abate-la e diminui-la, mas também disso resultará, inevitavelmente, como acontece nas seitas que se combatem, e sempre aconteceu na religião, que irmão irá contra irmão e Loja contra Loja.”
A Maçonaria Mística não pode fazer distinção de cor nem de crenças, e nisso está a sua segurança e, por meio desta, gradualmente produzirá a Fraternidade Universal dos Homens. Ela não só a ensina, mas também todos os que pertencem a ela devem pratica-la. Não há uma onda de Fraternidade que circula por todos os países? Não mostram os relatórios que essa obra se espalha como nunca sucedeu? Que é, pois, que poderá impedi-la de crescer cada vez mais até que a maioria completa se submeta à Fraternidade? A palavra creadora foi expressa e o resultado será certo.
“Enquanto a mente inferior estiver presa pelo desejo, o homem não pode procurar ou discernir o Bem ou a Verdade. Pergunta: “O que é bom para mim?” Liberto do Desejo, ou da inclinação pessoal, pergunta e procura o que é bom ou verdadeiro em si mesmo. Quando atinge esse estado e o conserva habitualmente, diz-se que o quadrado está inscrito no triangulo. Então a natureza inferior se acha unida com a Divina ou Alma Espiritual. O conhecimento e o poder do homem não permanecem mais limitados ou circunscritos pelo plano inferior, ou o corpo físico; porém, transcendendo-o pela Regeneração (domínio próprio), e tornando-se perfeito na Humanidade, o homem alça a Divindade. Essa é a significação, objeto e consumação da Evolução Humana; e esta Filosofia define o único processo pelo qual pode ser atingida. “O Homem Perfeito é Cristo, e Cristo é Deus. Esse é o direito de nascença e o destino de toda alma humana. Era ensinado em todos os Grandes Mistérios da Antiguidade, porém as crenças Exotéricas do Cristianismo, derivadas das parábolas e alegorias que encobriam esta doutrina ao ignorante e ao profano, concederam esta Suprema Consumação somente a Jesus, tornando-a obscura e impossível para o restante da humanidade. Para substituir esta doutrina, que é a maior de todas as reveladas ao homem, os teólogos estabeleceram a da Salvação pela Fé num Credo constituído por homens e na Autoridade de Igreja para ligar ou desligar na Terra e no Céu”. A Lei é anulada, a Justiça destronada, o Mérito é desprezado, o Esforço desanimado e o Sectarismo, o Ateísmo e o Materialismo são os resultados disso. Toda iniciação real é um processo interno e não externo. A cerimônia exterior é morta e de utilidade apenas como símbolo e ilustração, esclarecendo assim a mudança interna. Transformar significa regenerar, e isso se dá por provas, por esforço, pela conquista de si mesmo, pelo sofrimento, pela desilusão, pelo insucesso, e uma renovação diária da luta. É assim que o homem deve “realizar a sua própria salvação”. A consumação da iniciação é o seu encontro do Cristos”.
O problema da verdadeira Iniciação, ou treino no ocultismo, consiste em colocar todas as operações do corpo sob o domínio da Vontade; está em libertar o Ego do domínio dos apetites, das paixões e de toda natureza inferior. Essa idéia não consiste em desprezar o corpo, mas sim purifica-lo ou transmuta-lo. Não é destruir os apetites, mas sim eleva-los e domina-los absolutamente, e isso é conhecido, na Alquimia, pelo nome de transmutação. Este domínio da natureza inferior não muda a Chave da natureza física como tal; porém subordina à de um Plano Superior. Sem essa subordinação, a turbulenta natureza animal inferior abafa todas as vibrações superiores, como se, numa orquestra, só se ouvissem os violoncelos e os tambores, resultando mais barulho do que harmonia. Por isso é que temos a sentença: “Aquele que vence a si mesmo é maior do que aquele que toma uma cidade.”
Diz o Dr. Buck: “Embora todo verdadeiro Maçon seja o homem mais leal para com a mulher no seu papel de Mãe, Irmã, Filha e Esposa; como Companheira, Amiga e Inspiradora do homem; ficaria embaraçado pela sua presença na Loja, e ela não teria proveito algum em ser admitida. Entretanto, quando se passassem os dias do ritualismo, quando, além de seu dever de salvaguarda do altar e de conservador da luz no campo de batalha, a Maçonaria retomar a sua prerrogativa de Instrutora e Iluminadora do gênero humano; e a Filosofia da Natureza e da Vida for desenvolvida em suas Escolas e Colégios, como faziam os Magos antigos; e quando, não temendo a perseguição do Potentado temporal ou do Sacerdote de um credo escravizador, a Luz puder brilhar para todos, então as portas da Iniciação real serão abertas tanto para a mulher como para o homem, como acontecia nas escolas de Pitágoras, como no-lo mostra Jamblico. A Antiga Sabedoria se preocupava muito com as Almas humanas, e procurava elevar a vida terrestre pela purificação e exaltação de seus Ideais. Ensina qua as almas não têm sexos, e que o sexo do corpo é um incidente da gestação.
“Nenhuma civilização conhecida pelo homem atingiu grandes alturas, ou manteve muito tempo a sua supremacia, desde que tenha aviltado a mulher. Com efeito, a Doutrina Secreta demonstra com uma clareza indubitável que o aviltamento sexual, sob qualquer forma, é um caminho seguro de degeneração e destruição tanto do homem como da mulher, assim como também das Nações, de um modo tão certo como dos indivíduos.”
Quando o Irmão Buck escreveu o trecho acima, não podia estar ao par do fato que a Fraternidade Rosa-Cruz aceitava as mulheres nas mesmas condições dos homens, em todos os seus graus. É por essa mesma razão que a Fraternidade Rosa-Cruz pode prosseguir sem perturbações, quando outras ordens foram perseguidas. É também por esta mesma razão que a Igreja Católica foi capaz de manter em seu seio quase tantos seres humanos quanto as outras igrejas combinadas. Elas reconhecem o Princípio Maternal em Deus e sabem que o homem e a mulher são um só. A Maçonaria Mística reconhece este principio e, embora não possa admitir a mulher à sua Iniciação cerimonial, dispõe de estatutos por meio dos quais elas podem atingir a mesma altura que o homem. Este é um plano inteligente, um plano estabelecido por aqueles que sabem e que não ignoram porque é que a Fraternidade Rosa-Cruz é tão forte e tão silenciosa.
Embora Maria de Magdala não pudesse ser discípula de Jesus e nem lhe fosse possível viajar com Ele e com seus discípulos, todavia, pôde receber d”Ele um ensino secreto e, quando outros, os seus mesmos discípulos mais de confiança, juraram que o não conheciam, Maria, a mulher, não teve medo de permanecer ao lado d”Ele. Que os Maçons Místicos se lembrem disso.
(A Loja Maçonica Sol do Oriente é uma Loja Mista)
O Autor
R. Swinburne Clymer.

Um comentário:

  1. O grande enigma é que cada vez que tentamos agregar algo a maçonaria cometemos erros, por vezes, irreparáveis.
    No rito Escoces antigo e aceito, não exite limites na pesquisa da verdade, e todos os caminhos que levam a evolução espiritual são bons. O que não se pode fazer é dizer que tudo é prática da maçonaria. A maçonaria é um SISTEMA de estudo feito para ajudar os HOMENS, por suas características e fundamentos. Para as MULHERES nas pesquisas que fiz o movimento Rosa-Cruz tem mais condições de ajudá-las.
    O que causa a grande confusão é o fato de que a maçonaria tem os seus fundamentos nas iniciações e estruturas filosófica-religiosa egipcia, que acaba sendo o o berço de todas as religiões e pensamentos filosóficos ocidentais, principalmente.
    Concluindo devemos separar radicalmente os pensamentos religiosos-sectários dos puros pensamentos filosóficos maçônicos. Lembre-se que na Maçônaria o bem maior é a LIBERDADE, e isso compreende o fim de todos limites provocados pelos conhecimentos e religiões - temporais.
    Um tríplice e fraternal Abraço

    I:. da G:.L:.P:.

    ResponderExcluir