6.6.10

O TEMPLO REAL

O TEMPLO REAL

O templo real a que se refere a Maçonaria, desde o principio até o fim, é como em todas as antigas iniciações, o Tabernáculo da Alma Humana.
Com efeito, é construído sem o som do machado ou de qualquer ferramenta de aço. É semelhante ao outro (feito à semelhança dele), o templo espiritual, que não é feito com as mãos, sendo eterno no céu; pois a filosofia antiga (Kabala) ensinava que o Espírito Imortal do homem é o Arquiteto do corpo e sua fonte de vida; que quase não penetra nele, mas apenas o cobre com sua sombra, ao passo que a alma, que é o veículo imediato do Espírito, habita o corpo e se dissolve com a morte. O Espírito é Imortal, puro e eternamente ilimitado. É Cristos, o Mediador entre a Alma ou o homem físico e o Espírito Universal – o Pai que está nos Céus. O “pobre e cego candidato”, isto é, o homem dos sentidos, imerso na matéria, quereria aprender o Nome Inefável, obter a Palavra Perdida, e, tomando um caminho mais curto, “subir por outra estrada”. Desejaria ter a sabedoria sem a conquista de si mesmo, o poder sem o sacrifício. Não quer escutar a voz que clama “Sede paciente meu irmão, e quando estiver pronto o templo, se fordes dignos, recebereis aquilo que tanto procurastes”. Não! Quer tê-lo agora! E impõe silêncio à voz que clama, e, derrotando a si mesmo, foge para o deserto do remorso e chama os montes sobre si para encobri-lo da perseguição de sua consciência acusadora. Cristos ressuscitou. Sendo imortal, não pode morrer realmente. Nenhum pecado humano é final. Compreendendo seu erro e purificado pelo sofrimento, o espírito do homem, elevando-se novamente, até a derrota promete a vitória, e recebe um Substituto para a Palavra Perdida. Ouve, embora muito abafada, a Divina Harmonia. As gerações futuras, isto é, novas provas e esforços mais sinceros, prometem maiores recompensas. Aprende a “saber, querer, ousar e calar”. O Amor Fraterno, a Bondade e a Verdade, a Prudência, Fortaleza, Justiça e Compaixão – todas as Virtudes e todas as Felicidades lhe são inculcadas.

“O candidato aprende, não só a tolerar a religião dos outros, mas também a respeita-la como se fosse a própria; embora seja aderente àquela em que nasceu. Para que essa obrigação se lhe torne razoável, por meio da Kabala ou Doutrina Secreta, mostra-se-lhe que, no íntimo de todas as grandes religiões, se encontram as mesmas verdades eternas. Só as formas e observâncias diferem. O Nome Inefável é soletrado de vários modos, mas a Palavra é uma só e eterna. A Maçonaria não é só uma ciência universal, mas também uma religião mundial, não deve obediência a nenhum credo, nem pode adotar qualquer dogma sectário sem deixar de ser Maçonaria. Vindo da Kabala e tomando a linguagem ou simbolismo judaico ou cristão, ela discerne neles verdades universais, que reconhece em todas as outras religiões. Vários graus foram cristianizados apenas para perecerem, como acontecerá com todos os graus que forem circunscritos por credos estreitos, e obscurecidos à compreensão, de forma que excluam os homens de bem de outra religião. É Jesus menos Cristos, por ter Krishna sido chamado o “Bom Pastor”? ou porque o Cristo mexicano foi crucificado entre dois ladrões? Ou também porque Hiram permaneceu três dias na sepultura antes de ressurgir? Não somos tão egoístas em nossa religião como nas outras nossas posses? Então porque é que o homem; ao mesmo tempo que ama, como sendo sua mais sagrada posse, a religião de seus pais, procura eternamente rebaixar e destruir a de seu irmão? PARA MEDITAR!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário