3.6.10

DO LIVRO PRIMEIRAS REVELAÇÕES DE UMBANDA - UMBANDA VISÃO DE CIMA PARA BAIXO

U M B A N D A
VISÃO DE CIMA PARA BAIXO

UMBANDA é uma congregação de espíritos superiores no Astral, buscando suavizar e contribuir para a evolução do plano térreo.
Sua fundação teve inspiração nos Senhores do Karma, estando a mesma a eles aféta e submissa em todos os tramites da matéria. Data não podemos precisar, por não considerarmos o tempo, mas a compreensão humana pode Ter como ponto de referência, que a sua existência data de aproximadamente seis mil anos, completando em harmonia com os principios superiores, sete mil anos ao completar o vosso plano dois mil anos da era Cristã.
Pelo que vemos, UMBANDA teve os seus primórdios de fundação no Astral, dentro da sabedoria e conhecimento dos espíritos de planos superiores.
Ao manifestar-se no plano físico foram pelos Senhores do Karma, lançando mão do Ritual e das formas que prescreve a mesma Lei na terra.
O Ritual exalta a vontade, inspira a fé e compreensão. Sendo UMBANDA uma congregação de todas as creaturas, nos humildes e pequenos ela penetra com maior facilidade, não só pelo seu Ritual exaltando a fé em cada um, como pela igualdade de nivel em que se colocam as entidades na sua manifestação ao crente material.
Mesmo, também, porque necessitam de maior amparo e proteção aos pequenos e desvalidos da sorte, com Karmas tenebrosos a serem cumpridos na sua passagem rápida no mundo térreo.
Na manifestação do Espírito é necessário abnegação, devoção e completo desprendimento de vaidade, de orgulho ou dos sentimentos inferiores, para não só retemperar os materiais, os humanos, mas contribuir também grandemente para burilar, lapidar os espíritos na sua ascensão aos Mundos Divinos.
Umbanda é o meio de contacto entre os espíritos de PLANOS SUPERIORES e a matéria.
É a forma com que se torna possível a manifestação dos entes de planos mais elevados com os irmãos da matéria.
Se foi fundada de cima para baixo, isto é, primeiro no plano Astral para depois o ser no plano físico conta por isso mesmo, com bases sólidas no Astral de forte repercussão na matéria.
As outras formas de comunicação dos invisíveis com a matéria, de linguagem facil, sem ritual velado, fragil base possuem no Astral, em virtude da sua origem ser de baixo para cima; data de pouco tempo sua repercussão no Astral, onde são mais um aglomerado do que propriamente uma congregação; fixamos aqui, para vossa melhor compreensão, em 70 a 80 anos o seu aparecimento no Astral.
Seus alicerces são frageis e constantemente se vêm ameaçados pelas hordas de espíritos em evolução, que tentam e procuram destrui-las; por si só quasi não se mantem no Astral, sem o constante calor e alento que lhes emprestam os congregados da Lei de Umbanda.
Na ascenção reta, todos buscam a perfeição; de Deus somos filhos e muito mais ainda, todos irmãos.
Na engrenagem do conjunto, a evolução tem que se fazer com a harmonia de todas as peças e de todos os seus acessórios.
Não pode transviar-se a menor das ovelhas em caminho; o rebanho tem que chegar sem falhas, sem faltas, completo ao seu dono, ao seu Creador, Ãquele que carinhosamente nos creou a sua semelhança, que no sacrifício do Filho perpetuou os conhecimentos e a verdade Divina, que impoluto conduziu todos os filhos no sacrifício e nos malfadados momentos da evolução, que inflexível no cumprimento de suas Leis, mas todo bondade e justiça – DEUS -, na terra manifestado em luz e sabedoria, traduz-se por UMBANDA – Lei de Justiça e de Verdade.
Como Justiça, é recíproca e equitativa, pede mas também dá, ampara os seres na evolução; como Verdade mostra os caminhos de trilhas seguras e felizes.
Age pelos princípios da matéria, pois a difícil tarefa dos encarnados, para o completo cumprimento de suas provações, necessita de carinho e desvelo.
UMBANDA lhes presta assistência moral, material e muito mais ainda, os conduz inconscientemente às verdades espirituais, fazendo a moldagem da creatura para cumprimento do verdadeiro cristianismo do Mestre.
Sendo a linguagem dos Espíritos em relação a Umbanda muito elementar, os humildes da matéria sentem-se mais iguais a eles, de acôrdo com seu intelecto, tornando-se crentes obedientes aos princípios da Lei; dessa maneira sentem, todos que buscam na Fonte alívio para os seus males, liberdade para manifestar seus receios, desejos e vontades, sendo eles, muitas vezes, pequenas insignificancias que um bom conselho resolve, trazendo conforto e paz à creatura.
Desta forma podem as entidades controlar todos os passos e auxiliar grandemente a evolução dos irmãos encarnados.
Umbanda ainda caminha junto ao ciclo evolutivo do planeta Terra; evolue lenta, paulatinamente para não causar desarranjos; se o aborigine grotesco era no seu ritual, o homem civilizado faz o seu culto, porém em lento desenvolvimento.
Na terra Umbanda espalha-se grandemente sobre todos os povos, do Oriente para o Ocidente, formando extensa rede sôbre as creaturas da carne.
Luta, muita luta, sacrifício, desvelo e carinho dos seus congregados, ligados todos na tarefa de amenizar os sofrimentos e suavizar os corações dolorosos, tendo em vista a ascenção reta da humanidade aos princípios da espiritualidade, aos princípios da verdadeira fé nos Mundos Superiores, cheios de doçura e harmonia, tudo para evitar maiores males e sacrifícios e fazer com que seja aplainado o caminho para a volta do Messias a este Plano tão dificultoso.
Umbanda é uma Lei e como tal tem que ser considerada. Na sua estrutura encontramos tudo o que o espírito busca, tudo o que vossa curiosidade indaga, - arte, música, doutrina mística e religiosa, filosofia do sacrifício – tudo sem outro interesse si não o de mostrar a verdade das cousas.
Ao neófito cabe distilar para sentir o sabor de todos os elementos que se acham integrados em Umbanda, que no próprio vocábulo já encerra vibração e magia.
Caminhemos confiantes nessa Lei, que traz em si o sopro Divino.
Na palavra dos seus mensageiros tereis o conforto que embala vosso espírito dormente das fadigas terrenas, das violencias da luta material na trajetória da vida, em cumprimento do Karma. Confiantes trilhemos esta estrada reta e segura, tendo em vista a luz que vem de cima e que resplandece aos sentidos, na essência da verdade sublime do Creador, nos fundamentos da Lei de Umbanda, Lei de amor que ampara e auxilia, Lei de justiça aos que se fazem dela merecedores, aos que não praticam nem seguem as máximas do Creador, do Mestre.
Auxilia sem distinção, mas faz-se sentir cheia de igualdade, cheia de justiça; assim melhor conduz as ovelhas ao rebanho e amolda o espírito indomavel dos que se lançam na materialidade, sem se lembrarem da própria origem, do próprio Ente que os acalentou – DEUS.

“OLHA A DEUS E VERÁS A TI”

Nenhum comentário:

Postar um comentário