3.6.10

DO LIVRO PRIMEIRAS REVELAÇÕES DE UMBANDA - UMBANDA VISÃO DE BAIXO PARA CIMA

UMBANDA
VISÃO DE BAIXO PARA CIMA


Umbanda vista de baixo para cima é a forma com que se apresentam seus trabalhos na matéria; é a simplicidade, a renúncia, o sacrifício; é a brandura, a beleza, a meiguice; tudo isso traduz Umbanda que, encarada de uma forma mais ampla, podemos ainda assim definir: conjunto de preceitos expressos por um Ritual simples, unindo todos os seres quer da matéria quer do espírito, para perfeição da essência rumo aos Mundos Divinos -.
Congrega todos os entes da matéria e em si encerra todas as crenças, todos os cultos, para melhor esclarecer os “materiais”; suas figurações, seus simbolismos bem dão prova dos fundamentos da congregação.
A expressão – Umbanda, visão de baixo para cima – equivale a dizer – Umbanda na matéria – o modo como é observada e apreciada pelos vossos sentidos.
Rude forma traz consigo. O brilhante antes foi diamante e se o brilho tem é porque talharam-no, deram-lhe forma, cortaram-no em arestas; disto, o que podeis compreender é fácil. Distilai melhor os ensinamentos e tudo o que vedes nos trabalhos rudes de Umbanda e tereis o nectar para saciar a vossa ansiedade de saber, de progredir; além disso, tereis ainda a assistência dos entes invisíveis, para nortear e vos dar trilhas seguras.
Não pode ser a Umbanda pequenos aglomerados; não pode ser a Umbanda uma mera manifestação das forças invisiveis; é uma crença religiosa, com conceitos filosóficos, para tornar a evolução do ser que se diz evoluido, mais rápida, mais perfeita, poupando-lhe os dissabores da jornada.
Apresenta-se humilde nos terreiros, terreiros que bem lembram o preto velho, o escravo de outrora, terreiros iluminados na matéria pelo brazeiro dos lenhos, onde o silvícola comemorava e exaltava os seus feitos de bravura, seus legendários antepassados, embuidos da própria natureza; tudo isso, nas manifestações respectivas facilitadas pela Umbanda, encontramos nos terreiros.
Oh! Crente, levanta a tua f’é; Oh! Profano, busca as sendas de Umbanda; as dores serão mitigadas quando frente ao altar – Gongá – os teus labios pronunciarem saudações e preces ao Creador.
Tudo o mais a observação vos fará conhecer, e, não julgueis sem Ter visto e aprendido.
Dos fundamentos terão alcance os eleitos, porque em si inoculado está o bom germem para florir a seara do Pai -. Deus Creador, cobre com Teu manto e vela por todos os filhos deste plano; aos que duvidam, dá oportunidade para que se lhes faça luz, aos que creem no Teu amor, fortifica-os.
Dos preceitos da Umbanda muitos fazem errôneo juizo e disso são culpados os fracos e ambiciosos, pois embora agindo no plano da matéria, Umbanda visa unicamente elevar o espírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário