14.6.10

DO LIVRO PRIMEIRAS REVELAÇÕES DE UMBANDA - CONSELHOS ÚTEIS

CONSELHOS ÚTEIS


Todo aquele que lhe chegar ao conhecimento estes princípios da verdade, de forma alguma deve zombar ou motivo de graça lhe ser.
Dos conhecimentos e, por felicidade, se lhes chegar o domínio das forças que, pela sua nítida compreensão, se colocam ao seu dispor, deve nunca mao uso fazer, embora tentado, embora ultrajado, embora privações lhe cheguem.
Vossa têmpera e formação deverá permanecer reta e confiante; o aço bem temperado das ferramentas, embora árdua a tarefa e o trabalho ou duro que sejam as águas da madeira do Ipê, deve permanecer cortante para o bom acabamento da obra.
De forma alguma deverá o espírito do encarnado ser escravo da matéria. Por difícil que pareça ser o conseguir a libertação das tentações mundanas, dos prazeres efêmeros, das belezas que vos parecem tantas, deverá o vosso EU reagir e libertar-se, buscando na prece o lenitivo e nos conselhos dos que se comunicam comvôsco, o caminho para libertação espiritual.
Dominai. Sêde severos comvôsco; dominai a vós mesmos. Fazei com que o espírito dê a forma à matéria e nunca a matéria a forma ao espírito.
Buscai o conhecimento, a compreensão e o domínio das cousas que vos acarretam inúmeras dificuldades e males, para poderdes dominar e manejar as forças e cousas do além.
Seria impossível o domínio das forças acultas àqueles que não conseguiram dominar as cousas da matéria; por certo as dificuldades são grandes, mas não há luta sem sacrifício.
Se desejamos o bem estar, a felicidade e a glória é evidente que teremos lutas e sofrimentos, tudo como Deus o fez, dentro dos mistérios da própria Creação.
Ainda que vos pareça difícil, reuni as energias, olhai o Altíssimo, batalhai confiantes, procurai sempre trilhar a estrada reta, afastai de vós aquilo que o vosso próprio EU repugna; dái brilho e calor aos bons princípios que desabrocham da vossa mente e sereis inspirados e bem guiados. Tereis a felicidade, o verdadeiro amor dos que vos cercam se, aos humildes que a vós chegarem, os vossos lábios balbuciarem uma prece, compadecido e procurando dar-lhes alento.
Dos invisíveis que contacto comvôsco tiver, deveis compreender as suas dificuldades e interpretar os seus ensinamentos, buscando nas práticas o conforto, o alívio das lutas que surgem todos os dias na vossa passagem no plano físico.
Conselhos muito úteis poderia vos dar em grandes volumes, em abundancia, mas por certo ficariam perdidos no número das páginas. Os poucos que vos dou são essenciais à vossa compreensão, a vossa orientação nas práticas que seguem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário