22.9.10

UMBANDA - LEI DE JUSTIÇA E DE VERDADE

DO LIVRO PRIMEIRAS REVELAÇÕES DE UMBANDA

PARA ONDE VAMOS

Ao cérebro humano chega a voz do Além. Na sua trajetória pelos espaços siderais o planeta Terra sofre sua evolução.
Iniciamos um novo ciclo com domínio absoluto do Astro-Rei.
Desaparecem as ultimas vibrações de “Aquarius”.
A humanidade agita-se sentindo nas suas auras a nova era que se aproxima para sua evolução.
Na ampulheta do tempo, esvazia-se repentinamente o seu conteúdo.
Os tempos estão chegados.
Marte corta os horizontes e os espaços siderais, influindo o grande deslocamento no início da primeira fase deste ciclo.
Agitam-se os povos; tremem as Nações; desaparecem impérios e imperadores.
Novas ideologias procuram em vão suavizar os sofrimentos e encaminhar a humanidade para a felicidade e para os bons princípios.
Os mais extravagantes dogmas se avultam e se reduzem, encabeçados por elementos perturbadores, que buscam mais a si do que aos seus semelhantes.
As dificuldades são grandes; a fome, a miséria e as calamidades ameaçam toda a humanidade.
Os conhecimentos e o alcance do gênio mal orientado, produzem os maiores e mais terríveis castigos e males.
A própria natureza sentindo a incompreensão do gênero humano e os seus desleixos às cousas da Divindade, torna-se brusca e sem os atrativos da beleza ínfima do plano terrestre.
A sabedoria infinita atenta, vigia a mais pequena partícula da matéria.
Entramos na Segunda fase. –
O Sol nas suas irradiações penetra de forma avassaladora em toda a natureza.
Cessam as calamidades.
Surgem dogmas de fortes razões e princípios, que têm o sopro da Divindade.
Eis onde chegamos...
Eis onde chegamos...
É necessário a compreensão de todos os filhos da matéria.
Como já vistes, a ampulheta do tempo esgota os seus últimos grãos de areia.
É necessário a regeneração de toda a humanidade.
Da infinita sabedoria do Pai Eterno chegam os mensageiros e transmitem, embalados nas irradiações do Astro-Rei, os ensinamentos para orientar e conduzir o homem para a verdadeira vida, a vida eterna, a vida do espírito.
É a luz que vem de cima; é a harmonia, a beleza, a bondade e a perfeição trazidas das mais altas esferas ao baixo plano da terra.
É a abnegação, é a humildade, é a devoção ao Creador, Àquele que pela sua beleza, bondade e perfeição creou todos os mundos e o homem a Sua semelhança.

II

Com a creação do homem veio o espírito e com este a centelha do amor Divino.
Na rudeza das suas formas, no minúsculo conhecimento das artes, das ciências e das leis da Divindade, sabedoria houve na sua creação.
Crearam-se e multiplicaram-se povos e até mesmo Nações.
Do desequilíbrio das condições, perturbados pelo desvio da trajetória de outros corpos celestes, deu-se períodos agudos no seu Karma, resultando sua completa ou parcial destruição.
O que poderia ser destruído?
A matéria ou pó, para voltar ao pó, mas permaneceu puro e límpido o espírito emanado de Deus e, com ele, os princípios que o orientam.
A perfeição, a renúncia é a luz que dissipa as trevas, mitiga as messes e acalma os enfermos.
O sacrifício, a humildade, a sabedoria é o sopro Divino na matéria, embalado em cânticos harmoniosos que produzem, nos escaninhos límpidos da alma, a suave dormência de uma vida encantada nos planos superiores.

III

Vibraram as esferas superiores.
Lentamente continuou a marcha do homem para sua perfeição.
Aglomeraram-se no seu seio e surgiram princípios que nortearam os seus passos e que não foram destruídos, por ser obra e arte e constituir parte da própria Divindade – O espirito e seu princípio. –
Novamente caminhou a humanidade norteada pela Divindade.
Trabalharam, fizeram-se bons artífices, excederam-se mesmo na sua obra.
Houve por bem que lhes fosse cortado parte daquilo que já muito era para o seu estado, pois se a tanto fossem poderiam por bem desaparecer.
Era necessário que caminhassem lenta, paulatinamente, para burilar sua alma e seguir na jornada sobre o plano em que se achavam.
Agitaram-se as camadas; um véu cobriu as suas vistas; toda a humanidade passou para um novo ciclo onde o dogma e o ouro muito dominaram.
Mas os belos ensinamentos, que do fundo dos subterrâneos e das adorações do Astro-Sol tiveram, tomaram forma e permaneceram sobre a terra.
Esboçaram-se doutrinas; era a luz que vinha de cima, era a luz que vinha do alto, era a renúncia, o sacrifício, a perfeição, centelha Divina baixada a terra pela bondade do Creador.
Sabedoria, sacrifício, renúncia, lei de Justiça e de Verdade.
Qual será e como será a sua manifestação sobre a matéria?


IV

O tempo passa...
A IMCOMPREENSÃO dos homens, a sua suntuosa vaidade, os tornam IGNORANTES e sequiosos pelo mal.
Novamente por bem houve que se movimentassem os que lhes deram a forma, para que fosse dado cumprimento aos princípios que os nortearam.
O Messias vem a terra – lança a semente na terra árida, mas que já tinha sido regada pelos princípios do espírito – princípios estes das doutrinas –
Veio a sua odisséia.
No cálice da amargura teve a redenção e perpetuaram-se os seus ensinamentos.
Mas tudo passa... tudo passa.
E, para cumprimento dos princípios do espírito e germinação da semente que foi plantada, surgem dogmas, surgem doutrinas, engendra o cérebro do homem exóticas e extravagantes idéias, muitas fruto da ambição, sem visar o princípio e o fim ou a fé e a caridade ou a verdade de Deus.
Muitas delas tiveram curso e se firmaram entre os homens, embaladas em suntuosidades para satisfazer a vaidade que existia em toda a humanidade; outras humildes, baixadas por intermédio de humildes creaturas e que seguiram resolutas e resplandescentes até o fim.
Luz infinita, sabedoria Divina é a lei de Justiça e de Verdade.

V

No universo brilham os astros e minúsculo, mas fazendo parte do seu conjunto, caminha o planeta Terra.
É um planeta de regeneração; degredados estão nele os filhos da carne, creaturas que buscam a lapidação do seu espírito.
No turbilhão que agita a sua superfície, chegado encontra-se o momento da sua verdadeira diretriz para o final.
O Tempo passa... o Tempo passa.
Nas calamidades que sofre toda a humanidade o Astro-Rei com sua aura suaviza.
Por sabedoria de Deus jamais um filho será abandonado.
Dos múltiplos pensamentos que se acercam dos homens, também influi-lhes sobre o cérebro aquele que indica o caminho que os livrará dos tormentos e tempestades que os acabrunha no momento.
Dos Céus baixam as luzes e os mensageiros chegam; incutem nos corações dos materiais a centelha do amor de Deus e fazem-nos suavemente vislumbrar a luz Divina, que através de toda a evolução do plano permaneceu nas auras e nas vizinhanças do plano.
Manifesta-se, toma vulto como as demais doutrinas e princípios.
É a luz, é a verdade, é a humildade, é o sopro das altas esferas que chega ao alcance dos filhos da terra.
É UMBANDA, a lei de Justiça e de Verdade.

UMBANDA

Entre as muitas ideologias, pensamentos e religiões, humilde e simples desabrocha, diferente de todas, uma que denominamos UMBANDA. Diferente sim, porque visa somente a elevação do espírito e a preparação das almas encarnadas à vida nas esferas superiores.
Dos gestos bruscos, da sua manifestação rude na terra, surge o espírito bem formado para a vida do além.
Veio do nada, formou-se nos corações e a medida que maior aproximação tem do plano mais elevado, ela cresce, cria raízes e firma-se entre os humanos.
Veio desde que o homem, tornando-se consciente da sua passagem no plano físico, emaranhava-se nos múltiplos abrolhos escabrosos desse mesmo plano.
Podemos dar uma concepção material a essa UMBANDA, considerando-a como uma congregação de todos os filhos, sem distinção de cor e de classe, para lapidação do espírito e sua emancipação das fraquezas do mundo terreno.
Sua procedência é do alto e traz consigo a força mágica para sua realização na terra; em virtude disso precisamos, ao ingressar nos seus domínios e se quisermos nela trabalhar, conhecer alguns princípios da magia.
Tudo na natureza obedece a creação Divina e como tal está sujeito as suas leis.
Entre as principais ao vosso conhecimento temos a da Encarnação ou Reencarnação, que podeis chamar também Lei do Karma, a Lei do Retorno e a Lei da Creação.

I

Lei do Karma é a lei sábia do Creador que preside a encarnação e reencarnação das almas para sua evolução – Lei do Karma, Lei Kármica ou Lei da Carne
Tudo tem seu Karma, porque tudo tem seu principio e seu fim; o proprio planeta de vosso âmbito tem seu Karma no conjunto do universo.
É por meio do Karma que se dá a encarnação dos espíritos no mundo físico; foi estabelecido pelos espíritos superiores dirigentes do vosso mundo e que são chamados Senhores do Karma.
A eles está afeta a realização e cumprimento desta lei; são espíritos de grande elevação, não conhecem os sentimentos inferiores, pois suas auras são de vibrações harmoniosas e Divinas.
É por meio da Lei do Karma que se dá a reencarnação, para resgate ou cumprimento daquilo que não foi possível em encarnações passadas realizar; pode-se compreender e definir que o vosso destino é o Karma.
Toda trajetória do espírito encarnado está sujeito aos Senhores do Karma, que são os executores da Lei do Karma.
Do próprio conjunto da sabedoria de Deus, vibrando em uníssono com toda natureza, faz parte a Lei do Karma.
Do que acabamos de verificar impossível se torna ir de encontro aos princípios karmicos de qualquer creatura que sofre sua evolução no plano da matéria, pois se o fizermos iremos de encontro aos princípios Divinos.
Se trabalhamos para o cumprimento das leis, se procuramos o caminho reto da verdade para chegarmos a proximidade do espirito Divino, como vamos de encontro aos seus desígnios?
Impossível!
Se por merecimento for indultada, a creatura terá a cessação do que lhe impõe o seu Karma; isto, porém, é do único e exclusivo alcance dos Senhores do Karma e dos que a eles estão superiores.
Deve portanto, todo aquele que executar os seus trabalhos em UMBANDA, estar no caminho reto, sem transgredir os princípios kármicos das creaturas.
O Karma não afeta o livre arbítrio das creaturas, no entanto, se no uso dessa liberdade forem praticados atos contrários ao Karma, assumirá essa creatura a responsabilidade que lhe poderá ocasionar uma nova encarnação, quando na sua passagem não possa resgatar a falta cometida; de outra parte, no uso dessa mesma liberdade, poderão ser praticados atos sublimes de elevação, que farão amenizar parte do seu Karma.
Daí a necessidade dos bons sentimentos, dos bons princípios de moral e de justiça para todos vós, o que podeis encontrar no ensinamento de Jesus - AMAR A SI COMO AMAIS AO PRÓXIMO. –

II

Lei do Retorno é a lei da ação e reação e deve ser disseminada e bem conhecida por todos aqueles que praticam a UMBANDA.
Todas as ações terão a sua reação; se praticardes uma ação boa, cheia de amor e de justiça, só podeis ter como recompensa amor, bondade e justiça.
Se ao contrário, praticardes uma ação má que venha ferir a um irmão causando-lhe sofrimento, dor e outros infortúnios, tereis também como recompensa o padecimento dessas mesmas calamidades.
Ao projetardes o pensamento, a vossa aura se abre para a entrada de todos os pensamentos de igual espécie.
Para elucidar basta o conhecimento dos três invólucros que constituem vossa aura, os quais são derivados das múltiplas funções do vosso organismo, que expele fluidos formando três camadas em redor do vosso corpo, em ligação permanente com vosso sistema nervoso e obedecendo ao comando mental.
Daí resulta que, ao projetardes um pensamento de amor, tereis o vosso ambiente perfurado pela passagem de todos os pensamentos de amor que vos circundam; o mesmo se dará se os vossos pensamentos forem maléficos, tereis a vossa aura perfurada para dar entrada aos maus pensamentos; por isso, na emissão constante dessas vibrações muitas vezes, ao contato de outra creatura, sentis repulsa ou ânsia por vos aproximardes dela.
É uma lei que está no universo, integrando desde a pequena partícula da matéria até as camadas mais elevadas; é produto da sabedoria Divina.
Todo aquele que trabalhar na UMBANDA deverá obedecer e ter conhecimento desta lei, pois na ausência destes conhecimentos, poderá sofrer terríveis males no manejo das forças astrais ou da magia; pune ou exalta todas as creaturas, sem distinção, conforme o merecimento de cada uma.
Inflexível, é parte da Justiça Divina.
Pode, pelo conhecimento da sua extensão, a creatura obter grandes benefícios; basta que a tenha em seu coração e não saia de sua mente certas palavras de Jesus:
AMA A TI COMO AO TEU PRÓXIMO.
Para maior compreensão do exposto, elucidar vamos o que se denomina Ovo Áurico ou ambiente pessoal das creaturas.
Como já vos foi dito, das múltiplas funções do vosso organismo resultam importantes emanações de fluidos que, fazendo parte do conjunto formam, de uma modo geral, três invólucros que obedecem ao comando mental e encontram-se em íntima ligação com a região do vosso organismo físico chamada – plexo solar.
Esses envolucros constituem o ambiente pessoal da creatura; daí a necessidade de pensamentos bons e puros, pois das irradiações e emanações do vosso sistema nervoso forma-se o ambiente pessoal que constitue a defesa de vossa individualidade; é a couraça que vos livra e repele todos os pensamentos que vagueiam nas vossas proximidades, no astral; mesmo na vida material, o vosso ambiente pessoal facilita a aproximação das boas ou más creaturas, pois diante do reto procedimento, de atitudes nobres, cheias de elevação e honestidade o ímpio perturbador guarida de forma alguma encontrará se a vossa matéria sente e percebe e os vossos sentidos já podem constatar.
Não podeis duvidar dos seus efeitos na parte referente ao astral; comporta a formação de um ambiente pessoal puro, com o menor desperdício possivel dos fluidos do vosso sistema nervoso.
A parte sexual é a que mais afeta e causa alterações, podendo ser considerada mesmo a que determina o seu estado.
Um Ovo Áurico bem formado, carateriza-se por uma irradiação brilhante e de rara beleza e, neste estado, oferece certas e importantes resistências aos RETORNOS.
Pelo que vemos, até a saúde, bem estar e a comodidade do vosso organismo físico depende de um Ovo Áurico bem formado e de vibrações elevadas.
Todo aquele de pensamento corrupto que cubra de camadas densas o seu Ovo Áurico, poderá afetar o metabolismo do seu físico, sofrendo graves moléstias que se reflitirão no todo organico de forma direta, isto quer dizer, de cima para baixo; assim, os pensamentos maos emitidos, que vão afetar os que cercam a creatura que os emitiu, ferirá de forma consideravel, pelas sábias leis do Creador, o seu emissor.
Vede meus irmãos a necessidade de vossa compreensão e prática dos ensinamentos desta natureza.
Elevai as vossas vibrações, procurai sempre o repouso evitando as bruscas excitações do vosso sistema nervoso, fazei sempre uma higiene na vossa mente libertando-a de pensamentos impuros; para a felicidade e bem estar vosso, desejai sempre a felicidade do proximo.
Se acaso julgais prejudicar vosso semelhante, antes que os vossos pensamentos o atinjam terá vibrado o vosso proprio ambiente pessoal (Ovo Áurico) e te-lo-á perfurado para invasão violenta de todos os pensamentos impuros que vagueiam no baixo astral.
Na compreensão e prática destes ensinamentos está o segredo do vosso bem estar, da vossa felicidade, da vossa alegria e conforto no plano físico.
Os elementos em formação no baixo astral poderão, nos estados diversos em que se apresentar o vosso AMBIENTE PESSOAL, parazitar e viver a expensa dos fluidos que emite vosso organismo, nele produzindo desequilibrio nervoso e enfraquecimento do tecido sanguineo, visto que este é a maior fonte de fluidos e, por isso mesmo, maior atração e facilidade apresenta as formas LARVAIS do baixo astral.
Para manipular no astral é necessário a robustez dos envolucros em descrição.
Como vedes, pelas figuras que acima apresentamos em concretização do que já linhas atraz foi dito sobre Ovo Áurico, os tres envolucros que o compõem diferenciam-se pela sua coloração e são chamados Fluidina, Hetéreo Fluidina e Fluidina Cromatico; o primeiro, que tem intima ligação na matéria, parte que INTERPENETRA o vosso organismo físico corresponde, para melhor compreensão vossa, a parte sólida do corpo humano – tecido ósseo - ; o segundo, mais tênue, corresponde a parte – tecido sanguíneo -; não extranheis a expressão – tecido sanguíneo – pois todo o vosso organismo é revestido por uma rede de vasos onde circula o líquido da vida – o sangue; esta parte é a que fornece aos elementos em formação no astral maior atração e onde a magia atinge e efetua seus trabalhos; para vossa compreensão, melhor entendimento e clareza lembramos que aqui só tratamos de fluidos e vibrações; a terceira e ultima parte provém do espírito e por isso mesmo mais caracteriza suas vibrações.
O que acabamos de citar é o reflexo da parte íntima do organismo físico; para que possa ele gozar de saude, tranquilidade e bem estar é necessário a boa formação do Ovo Áurico; do estado deste dependerá o estado do físico e do bom estado do organismo físico, tereis o bom estado do vosso ambiente pessoal.
Tudo depende da moral e dos bons princípios; estes devem Ter por base a elevação do espírito e, consequentemente, são também básicos da aproximação com os planos superiores; tudo é produto da extensão e sabedoria do Creador; faz parte mesmo da creação da natureza.
Deus o permita que ainda possais penetrar nestas belezas da vida do Além para que, fortes e confiantes, trabalheis para uma vida sadia e cheia de felicidade, num mundo superior, no mundo dos invisíveis, onde se praticam e cultivam as verdades.

III

Girando no Grande Cosmo, brilham e caminham os astros na mais perfeita harmonia; os pequenos desvios não lhes afetam o conjunto, tudo dentro da harmonia universal, dentro da Lei da Creação.
Não podeis, de forma alguma, interferir nestes corpos ou em outros elementos que estejam na sua superficie e que façam parte desta harmonia ou desta sábia Lei da Creação.
Se por vossa curiosidade ou vontade quizerdes alterar o seu conjunto. afetais a harmonia do universo, a Lei da Creação.
Isto sucede não só para os corpos do Grande Cosmo, mas também para os do Microcosmo, visto que os corpos ou seres que na sua superfície estão, obedecem e estão dentro da Lei da Creação.
O homem, por pequeno que pareça, faz parte da creação e a natureza em tudo influe.
Se por vontade dos vossos desejos quizerdes interfirir nestes elementos que têm desenvolvimento e creação nos fundamentos desta Lei, estareis “ipso fato” contra os desígnios da Divindade e da sabedoria do seu Creador.
A creação do homem, dos animais, dos vegetais, dos minerais, tudo se processa dentro da Lei da Creação; não podeis alterar o modo e os principios pelos quais eles se apresentam a vós no mundo dos sentidos.
No manejo das forças ocultas que circundam o universo, tendes que trabalhar sem que afete os princípios desta Lei, para que não venha, o vosso ato, causar delequilibrio na harmonia das cousas, e consequentemente, acarretar-vos faltas e penalidades diante do abuso.
Procurai trabalhar sem vos preocupardes em alterar o brilho do Astro-Rei ou a seiva dos vegetaiis no conjunto das cousas, nunca modificando o destino ou Karma das creaturas ou a propria forma que lhe foi dada pela sábia Lei da Creação; seu todo vibra em uníssono; no momento que for alterado uma de suas menores partes ou o todo, seu conjunto sentirá o efeito e sofrerá.
Isto é muito importante e deve ficar sempre presente em vossa memória para que com o alcance das forças mágicas e o controle dos elementos, não causeis perturbações a essa harmonia que a Lei da Creação estabelece.
A própria evolução dos seres tem que ser lenta e paulatina; lenta, porém, contínua, sem nunca ir de encontro a Lei.
O homem evolue mas não poderá, de forma alguma, ultrapassar o limite das cousas do seu estado; todo seu conjunto tem que evoluir sabiamente para que esteja vibrando em unissono com o universo, sempre obediente a natureza e aos elementos, tranquilo e confiante para que possa conseguir o fim, visando sempre o direito, a verdade, a justiça e AMANDO O PROXIMO E A DEUS SOBRE TODAS AS COUSAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário