Muito
se tem escrito sobre o espírito Orixá Mallet, palavras orquestradas por grandes
estudiosos, mas ainda notam-se lacunas que induzem ao raciocínio.
No cenário da estruturação da Umbanda no Brasil, o
espírito Orixá Mallet foi um dos importantes espíritos designados para esta
missão, e desceu em terra pela Umbanda em 1913, cinco anos após o Caboclo Sete
Encruzilhadas ter se manifestado.
A Umbanda trazida pelo Sr. Zélio, foi como uma nova
versão da 3ª Revelação, uma estratégia da espiritualidade nos despertar para a
mensagem de Amor e Paz como caminho iluminativo. O Espiritismo havia descambado
para o intelectualismo excessivo e a Espiritualidade tinha pressa em promover o
saneamento das almas e a pacificação dos sofrimentos e desigualdades seculares,
trazidos pelas guerras, atrocidades, escravidão.
Veio a Umbanda, diferente do Espiritismo, por ter um
vigor atuante, chamar à razão e à responsabilidade de cada um, sem sombra de
paternalismo, sem dogmas de processos infernais ou paradisíacos, senão um
cumprimento da Lei Maior.
Com o surgimento do espírito Orixá Mallet,
rapidamente ele alcançou lugar destacado no panteão da Umbanda, passando a atuar nos trabalhos de desmanche e
magia, e sendo respeitado pelas outras entidades do Sr. Zélio, o Pai Antônio e
o próprio Caboclo das Sete Encruzilhadas.
O Irmão Cláudio Zeus, explica em um estudo sobre a
Umbanda Branca e Demanda, da época onde são relatados os feitos do espírito
Orixá Mallet, que considerava-se orixá uma entidade de hierarquia superior e
que representava, em missões especiais, de prazo variável, o alto chefe de sua
linha. Continuando, Zeus relata que na linha de pensamento desta Umbanda
Original, os Orixás eram espíritos humanos com certas peculiaridades em
essência e não elementos ou elementais da Natureza, e sequer ancestrais
divinizados, conceito este que se estende até hoje em boa parte das Umbandas
não africanizadas.
Leal de Souza relatou em “O Espiritismo, a Magia e
as Sete Linhas de Umbanda” que espírito Orixá Mallet foi um malaio na sua
última encarnação e veio de formosa ilha do Oriente, tendo sido ali príncipe
reinante. Por coincidência ou não, a Malásia tem como limite ao norte, a ilha
Formosa, ou Tawain, e a região era rota de comércio, onde passavam naus
portuguesas, e inclusive há construções portuguesas no local, datando dos
primeiros anos de 1600. Era uma região onde predominantemente seguiam o
Alcorão, mas também havia influência de budistas e tibetanos.
O interessante é que não se sabe muito do trabalho
do Povo da Costa e o Povo do Oriente que trabalhou com o espírito Orixá Mallet.
Pressupõe-se que eles tinham uma missão naquele momento de implantação das
tendas, e prosseguem no astral, irradiando sua luz, porém no anonimato.
Alex de
Oxóssi
Nenhum comentário:
Postar um comentário