22.5.10

LIVRO PRIMEIRAS REVELAÇÕES DE UMBANDA - APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO


A todos os leitores.

Seja quem fores tu, meo amigo conhecido ou desconhecido, pequenino ou grande, humilde ou presunçoso, inculto ou sábio, e que possas vir a ler estas páginas, - mais do que tempo é já que se te diga que: - “EXISTE UMA FINALIDADE PREDESTINADA EM TUA EXISTÊNCIA NA TERRA !”
A vida não é exclusivamente o que aparenta ser no plano material, perfazendo automática e consecutivamente o ciclo do nascer, crescer, reproduzir-se e morrer, - não! – A vida, - em VERDADE E JUSTIÇA, - é o aperfeiçoar constante da creatura pela serena prática do Bem e persistente reação contra o Mal.
A existência dos seres no Planeta Terra, constitue apenas uma etapa ínfima da Vida, simples experiência na encarnação, para o saldar de dívidas ou o resgatar de faltas, - e, que será repetida quantas vezes se fizer necessário para a aquisição de um certo conhecimento.
Todo o que não puder concluir a empreitada iniciada numa de suas perigrinações na terra, póde estar certo de que, cedo ou tarde, aqui virá novamente para o fazer devidamente.
Se todos pudessem comprehender com boa vontade e clareza, essa contingêngia irrevogável que a todos reúne contemporaneamente, nas provações de uma existência e, por um esforço expontaneo e sincero, emprehendessem substituir o egoísmo pela cooperação, extraordinariamente melhor seria a situação das creaturas, quer individual, quer coletivamente.
Quem haja lido as descrições emocionantes das tentivas de fuga, paciente e heroicamente emprehendidas pelos prisioneiros dos campos de concentração, - verificará que o êxito da operação dependeo sempre de uma COOPERAÇÃO perfeita, de uma CONFIANÇA mutua profunda, de uma DISCIPLINA inviolável e de uma grande IDEAL: - A LIBERDADE!
Mesmo sucede na Vida; - somos todos prisioneiros da Terra e, neste degredo, - queiramos ou não, - teremos de passar dias, meses, anos ou decênios. – Si nos auxiliarmos todos uns aos outros, em todas as circunstancias da existência em conjunto, inda que por mero princípio de SOLIDARIEDADE DE MESMA SITUAÇÃO, - mais ameno será nosso captiveiro e mais profícuo ao nosso aperfeiçoamento.
“ Ajuda-te a ti mesmo, aos outros ajudando!”
“A Vida é Eterna! – o Ser é Imortal!”
Nestas condições, é necessário e inadiável procurar ligar harmonicamente as experiências que tivermos realizado quando dotados de um corpo material, com aquelas que adquirimos nos períodos de existência no Espaço, de onde provimos e para onde sempre regressaremos.
A VIDA é uma e única, - quer peregrinemos couraçados de matéria, as regiões e paisagens da Terra, - quer flutuemos no espaço, isentos às injunções inadiáveis e prementes da carne.
Ditosa a creatura que assim póde conceber a Vida, como em verdade o é, - porquanto jamais se sentirá atormentada com a perspectiva dolorosa das “AUSENCIAS ETERNAS”, das separações “PARA TODO SEMPRE”.
Quanto mais se dispozerem os seres a aceitar a imortalidade da alma e, consequentemente, a natural possibilidade de poder ela disso dar testemunho, - tanto mais fácil será a realização do intercambio entre encarnados e desencarnados.
Da consecução de tal fato, advirá para as creaturas, cujos sentidos superiores se entorpeceram com a encarnação, a oportunidade de serem orientadas pelos Amigos do Espaço, restringindo assim o número e a amplitude dos erros que possam cometer!
Como em muitas outras páginas anteriormente escritas, nas que aqui se seguem, intentou-se apenas desvendar-vos o mais profundo e necessário aspecto da verdade da Vida, na dualidade de suas manifestações visíveis e invisíveis.
As expressões que ora são ofertadas a vossa curiosa e interessada leitura, merecem a atenção que lhes for dispensada, pois se destinam exclusivamente a minorar a extensão de muitos sofrimentos, cuja causa se oculta na ignorância em que vivemos da Vida!
Não julgueis nunca pelas informações que possam vos ser dadas por aqueles que, - sistematicamente, atacam ou depreciam a tudo quanto desconhecem, temem ou não desejam ver divulgado.
Todos os “Caminhos” retos e puros conduzem ao PAE, quando trilhados com serena firmeza, límpida fé e o coração e o pensamento volvidos para o Bem!
A Humildade, a Sinceridade, o Devotamento e a Pureza de pensamentos, palavras e atos, abrem todas as portas do aperfeiçoamento espiritual.
“Bate e abrirei!”
“Pede e serás atendido!”
Procurae pois, para vosso bom governo, sempre que puderdes, - conhecer “ de visu” os trabalhos espirituaes onde, acima de tudo, exista a aspiração sincera e desinteressada do Bem e da Verdade.
Observae, comparae, reflexionae, - creando em vossa mente o sublime espírito de Tolerância, e, verificareis para logo, uma melhor, maior e mais clara comprehensão de todas as cousas.
As ideas preconcebidas, as prevenções antecipadas, os juízos prévios por nós elaborados ou de outrem recebidos, são, no mais das vezes, as causas primordiaes dos nossos erros, a entrave máxima de nosso progresso mental.
Fugindo sempre ás insinuações desvalidas de conhecimento de causa e de sinceridade, verificareis que, cada um, só pode realmente “VER” aquilo que estiver na possibilidade da visão de seos olhos.
Assim, na sublime Seara do Conhecimento Espiritual, onde dolorosamente várias facções se digladiam, encontra não raro o Kardecista que, só ele é espiritualista e espírita e, quem como ele não proceda ou pense, não o poderá ser.
Esquece, porem, esse apaixonado amigo que, o culto ou prática da espiritualidade não é propriedade de ninguém, como não o é o do sublime Mestre JESUS, a quem todos podem venerar ou homenagear com o ritual que melhor lhes interprete o sentimento e a fé.
Todos são “filhos” do PAE e este, em todos existe como a divina centelha que institue, realiza e preside a Vida.
Assim, - meo amigo desconhecido, - ao lerdes os ensinamentos singelos e sinceros que estas páginas enfeixam, - estae certo de que dimanam da MESMA FONTE de onde, em todos os tempos, nas épocas precisas e na hora determinada, - dimanaram para os humanos os apelos, os conselhos e as revelações dos prepostos do PAE!
Uzando a designação familiar de um preto-velho, o nome de um ameríndio de outras eras, de um conhecido filósofo antigo ou o exótico de um egípcio ou de um indú desconhecido, - a “ ENTIDADE” que procura instruir seos irmãos encarnados, sabe mui conscientemente o que faz e a responsabilidade possue, nítida, de quanto pratica ou determina.
De há muito anunciados, - “OS TEMPOS SÃO CHEGADOS” – pra que o homem disperte alfim a insânia em que deriva, correndo sofregamente atraz das iluzorias riquezas materiaes, das quaes nada leva para a outra margem da Vida e, apenas, infelicitam milhões de creaturas!
Tempo é já de despertar, reflexionar e encetar um novo rumo, uma diretriz mais consentânea com o estado de civilização já alcançado – infelizmente – no quazi que exclusivo terreno das realisações práticas.
Entre as muitas tentativas emprehendidas pelos “Amigos do Espaço” para reconduzir as creaturas encarnadas ‘à verdadeira concepção da VIDA, scintila hoje no Brasil a LUZ humilde e redemptora de UMBANDA!
UMBANDA ensina a LEI. – LEI de Verdade e Justiça, - LEI imutável, inflexível, eterna, - a que tudo obdece consciente ou inconscientemente, - queira ou não, - porque é, - foi e será: - a LEI!
Como LEI, - ela se fará sempre cumprir, - não importando em absoluto ao PAE que leve um “filho” uma existência ou mil anos para o devido resgatar de uma falta!
Para a Imortalidade da alma, existe a Eternidade do Infinito!
Procurar comprehender a LEI e seguir-lhes os ensinamentos e determinações, atravez a sacrificada dedicação daqueles que nol`os transmitem, - é bem aproveitar a existência na matéria e melhor aparelhar-se para mergulhar, com serenidade e confiança, na existência espiritual que a seguirá fatalmente.
Não somente o conhecimento da LEI se faz necessário, mas a correta prática de suas determinações, nesse trabalho atento de todas as horas para nos vencermos a nós mesmos, adquirindo méritos e credenciaes que nos permitam auxiliar aos nossos semelhantes.
Cooperando para auxiliar a evolução dos seres encarnados é que, - mais uma vez, - vos são reveladas, oh! Meos amigos, essas scintilações da Sabedoria Divina, que, perqueridas com sinceridade e amor, discerram a perspectiva de horizontes mais amplos, puros e verdadeiros!
Em vossas mãos, - leitores amigos, - depomos estes ensinamentos fundamentaes do grande arcano: - a VIDA!
Terminando esta modestíssima apresentação, seja-me concedido lembrar estâncias dos “Versos Áureos de Pythagoras: -

“ Meos conselhos medita; e os estima; e os pratica
E te conduzirão às divinas virtudes.”

“Segue-lhes o ensino, e não te iludirás;
Dos seres sondarás a mais extranha essência;
Conhecerás de Tudo o princípio e o termo.
E, se o CEO permitir, saberás que a Natura
Em tudo semelhante é a mesma em toda parte;
Conhecedor assim de todos os teos direitos
Terás o coração livre de vãos desejos.
E saberás que o mal que aos homens cilicía
De seo querer é fruto; e que esses infelizes
Procuram longe os bens cuja fonte em si trazem.”




“Observa minhas leis, abstem-te das cousas
Que tua alma receie, em distinguindo-as bem;
Sobre teo corpo reine e brilhe a Inteligência
Para que, te ascendendo ao Ether fulgurante,
Mesmo entre os Imortaes consigas ser um Deos!”

Curitiba, junho de 1946.

Porthos Vellozo

Um comentário:

  1. Parabéns por concretizar um sonho antigo!!!! Que este Blog lhe traga o contato e a troca com outros que como nós queremos aprender um "bocadinho" mais!!!!!

    ResponderExcluir