23.5.10

A INICIAÇÃO NOS NOVOS TEMPOS

Todo estudante de esoterismo sabe o que é iniciação, pelo menos o que os livros explicam. Mas a verdadeira iniciação está além do que os livros falam, porque ela está além das palavras e dos pensamentos.
A iniciação nada mais é que uma expansão da consciência, do sentir, da mente, provocada pela ação do despertar da Luz interna na alma, que ilumina não só o espírito e a alma, como também a mente, a consciência e o sentimento.
Em cada nível de consciência que a alma atinge diz-se que alcançou a primeira, a segunda iniciação, etc.: mas existem as iniciações menores e as maiores. As menores estão relacionadas com as escolas esotéricas no mundo humano, enquanto as iniciações maiores são aquelas que se relacionam em escala planetária e que são ministradas pela Hierarquia Oculta em outros mundos, planos e dimensões além do físico.
A evolução nunca pára, tudo está em estado permanente estado de evolução, e os meios ou métodos para atingir estas iniciações espirituais também, obviamente, evoluem.
Quem recebe as iniciações é a alma e o espírito, e não a personalidade. Esta recebe o efeito de uma causa ou uma reação de uma ação, que é o despertar da Luz Interna. “O objetivo da iniciação é produzir a iluminação da alma por meio da Luz Interna.”
Mas o que é este despertar interno?
É o despertar da Presença Divina, a centelha divina, o espírito que esta adormecido na grande maioria da humanidade. É o despertar da essência crística que reside na alma e a união dos diversos níveis ou estados de consciência. Não podemos esquecer que “cada átomo do universo está dotado de consciência.” A grande iniciação recebe-se sempre e inevitavelmente fora do corpo. Não há ritual que possa conferi-la, ainda que o ritual seja empregado no Ocidente para adestrar e coordenar a consciência, como preparação indispensável para esta experiência transcedental. Também passa-se por ela em plena consciência, conservando a memória da mesma. A Iniciação pode ser definida como a aurora da Luz Interna, ou o advento à manifestação no Mundo Físico do Corpo de Luz.
Nem a ciência oficial terrena nem as religiões conseguiram chegar a uma compreensão total do que é realmente consciência. Hoje, a grande maioria da raça humana está em estado de semiconsciência. Aquilo que chamais de consciência humana, não passa de uma parcela minúscula da consciência real ou da consciência cósmica que todos possuem em estado embrionário.
A evolução tem a finalidade de despertar gradualmente o espírito, onde reside a consciência cósmica, para que ela, cada vez mais, possa chegar à matéria e entrar em estados crescentes de evolução, e assim controlar e unificar seus estados de consciência. Por isso, em esoterismo convencionou-se chamar aos diversos estados e graduações de iniciações menores e maiores.
Na antigüidade, devido ao estado ainda muito primitivo das vidas humanas, colocavam-se determinados padrões para que todos aqueles que quisessem chegar à grande iniciação tivessem métodos e regras para facilitar o aprendizado necessário à expansão da consciência e para testar o mérito próprio para essas conquistas.
Diversos métodos foram utilizados. Eram necessários templos feitos pelas mãos dos homens para preservar determinados “valores espirituais” do vandalismo, que naquela época era comum.
Hoje, os métodos são completamente diferentes devido ao desenvolvimento não só da mente concreta na humanidade como do sentimento, porque os centros de força (chakras) da cabeça e do coração estão muito mais desenvolvidos do que no passado, apesar do “caos aparente” que hoje se vê por toda a parte.
E este “caos”, bem como as “tentações” diárias a que os probacionários ou canditatos à senda da iniciação estão sendo submetidos, é maior do que no passado. Naquele tempo, os que queriam palmilhar este caminho sabiam para onde ir. Ingressavam nos mosteiros e nos templos, bastando que seguissem as regras, métodos e os ensinamentos adequados. Hoje, tudo está aberto e livre, muitos ensinamentos estão misturados, os certos com os errados, aqueles que estão mortos com os que estão vivos. Ou seja, existem os das eras passadas, aqueles que já não têm mais uma ação ativa, são muito passivos, lentos, e aqueles que estão bem vivos, por serem da Era Aquariana. Estes têm uma grande ação dinamizadora, são muito ativos, rápidos e libertadores.
Assim, as provações e tentações diárias que hoje os candidatos vivenciam são muito grandes. Não sabem em quem acreditar e nem aonde devem se dirigir para receberem os métodos corretos que os levem realmente à “Iniciação Oculta”. E ela é oculta porque se processa nos níveis sutis da alma e nos níveis de consciência relacionados com a alma e com a mente superior. A grande iniciação ainda é recebida fora do corpo físico, mas o candidato normalmente tem consciência dela.
Existem muitas almas que hoje se encontram encarnadas e que são iniciadas, mas infelizmente as suas personalidades nem sempre o sabem, visto que a confusão é enorme dentro do esoterismo, principalmente o ocidental.
Na continuação, a vida na Terra proporcionará àqueles que ficarem na evolução deste sistema planetário, melhores condições. Retirará deles os “véus da maya”, da ilusão, que ainda cobrem seus olhos e suas mentes racionais, e aí terão consciência de que suas almas já estão no autêntico Caminho da Luz, mas que as personalidades desconhecem o que isso representa para suas evoluções. Existe, nestas pessoas, um sentimento puro e profundo, uma autêntica busca espiritual, mas os conhecimentos adquiridos pelas suas mentes racionais ainda são insuficientes para lhes dar uma compreensão mais abrangente e devida de que já são seres com almas iniciadas nos mistérios ocultos.
A Hierarquia Oculta, com seu enorme “grupo de servidores da humanidade”, - os Obreiros, espalhados por todo o mundo e nos mais diversos planos da evolução planetária -, está trazendo métodos e regras completamente novos para o mundo físico. Ajudando a fazer a religação entre o eu inferior e o eu superior, para que o “Eu” não esteja mais dividido, e todos aqueles que chegarem à sua união interna possam saber quem realmente são, o que fazem na Terra e para onde vão.
Derrubar os velhos métodos, que já não estão conseguindo conduzir ninguém à autentica iniciação oculta, tem sido uma tarefa difícil, tanto para os Mestres como para os discípulos, uma vez que as instituições místico-esotéricas continuam agarradas aos velhos sistemas que já não podem funcionar mais, pois o ser humano de hoje é muito diferente do ser humano do passado. Depois, cada era, cada ciclo zodiacal tem seus próprios ensinamentos esotéricos e a sua própria maneira de desenvolver, ensinar e encaminhar as almas para a expansão da Luz Divina que habita dentro de todos.
Na era aquariana, todos os que com sinceridade buscam a Luz, chegam à Luz. Através da interiorização, buscam a sua própria Luz Interna, a Luz Crística que reside na alma de cada um.
O trabalho dos Mestres Ocultos, com suas respectivas equipes de discípulos, é o de procurar ajudar todos aqueles que buscam realmente o seu despertar interior, independentemente da religião, seita, crença ou sistema místico a que suas personalidades resolvem filiar-se.
A iniciação oculta não é nenhum privilégio individual, nem muito menos coletivo, de alguma organização espiritual. Ela é uma expansão espiritual natural que todos precisam vivenciar, neste planeta ou em qualquer outro, sem rótulos; por isso, sempre será um processo individual. Não quer dizer que as organizações e até os próprios templos criados pela ação do ser humano, não sejam úteis e não possam ajudar que cada um consiga atingir os seus níveis de expansão de consciência ou iniciação. Mas se estas organizações obrigarem seus filiados a ficarem dependentes de seus sistemas, elas estarão prestando um péssimo serviço à evolução universal, pois – toda iniciação verdadeira conduz a alma para sua autolibertação, para o seu autoconhecimento e para a sua autoconsciência – e isto parece ser algo ainda difícil para estas organizações e religiões entenderem, ou seja, o processo da evolução universal da alma e do espírito.
O “Grande Plano” evolutivo para o planeta obrigará a que só fiquem no “esquema da Terra” aquelas almas que já sejam iniciadas, ou seja, as almas que tenham despertado um mínimo de Luz, ou melhor, que tenham uma expansão mínima suficiente para serem consideradas almas iluminadas, iniciadas. Para isso, é necessário que elas comecem a administrar e a dirigir a própria personalidade, para que seu eu superior possa finalmente unir-se ao inferior e manifestar-se também na carne.
Porque tem de ser assim?
A Terra é um ser em evolução e, como tal, está alcançando um determinado grau energético iniciático, visto que os planetas também têm sua própria expansão espiritual. Por esta razão, a Terra está produzindo energias mais rápidas e sutis, decorrendo daí que as energias no interior de todos os átomos também estão acelerando suas velocidades, expandindo sua consciência atômica, proporcionando corpos mais sutis. Conseguem manipular estas energias, num nível atômico primeiro e depois celular, almas com esta capacidade evolutiva e com os conhecimentos adequados. Então, se uma alma estiver abaixo destes níveis, simplesmente ela não se agrupa para formar um corpo, porque a alma encarnante está fora do ritmo vibratório necessário para provocar a coesão dos átomos necessários para a construção de seus veículos humanos. Assim, ela estagnará na sua evolução.
Como a justiça divina é misericordiosa e amorosa, estas almas que não conseguirem chegar pelo menos à primeira grande iniciação terão de ser colocadas em outro “esquema planetário”, mais adequado aos seus níveis, para continuarem suas evoluções.
É importante o desenvolvimento espiritual, a expansão da compreensão, da mente, da consciência, do sentimento, para que a Luz Interna, a Luz Cristica possa despertar dentro de cada um, e assim o máximo de seres humanos realizarem a sua expansão espiritual e chegarem à iniciação oculta, para se unirem e manifestarem a Luz Interior.
Para facilitar todo este processo, a Hierarquia Oculta mobilizou todos aqueles que já se encontram na Senda da Iniciação a ajudarem. Criou concentrações de Luz nos mais diversos aspectos da realização cósmica, nos planos sutis, e a estas concentrações, para uma melhor compreensão por parte da humanidade, chamamos de “templos”. Não são templos iguais aos que os homens fazem, onde as pessoas buscam auxílio ou refúgio, mas sim locais onde as almas são alimentadas das respectivas energias, recebem instrução especial e têm as próprias experiências e vivências que as ajudam nas suas expansões de consciência, para melhor servirem, de modo que cheguem à Luz Maior e entrem na Grande Unidade de Consciências Luminosas Inteligentes. Muitos chamam a esta “grande unidade” dos mais diversos nomes, tais como Grande Fraternidade Branca, Hierarquia Maior ou Oculta, o Governo Oculto do Mundo, (Hierarquia dos Orixás?) etc. Não importa o nome, mas este mistério da Grande Irmandade Branca aos poucos vem sendo revelado para que a humanidade consiga, na sua compreensão, assimila-lo corretamente.
A função dos Mestres da Sabedoria ou Mestres Ascensionados, como os chamais, é de ajudar que cada um encontre seu próprio caminho interior, aquele que o espírito e a alma seguem há milhões de anos para chegarem à sua própria iniciação oculta, e que cada um se torne Mestre de si próprio ao despertar o mestre interno que reside na alma. E jamais um verdadeiro Mestre se deixará “endeusar” ou manipulará seus discípulos.
Aqueles a que chamais de Mestres, nada mais são que vossos irmãos mais velhos – este é o nome mais correto. São companheiros que por um profundo e sincero amor universal a todos, procuram ajudar-vos a despertar a própria Luz Divina que está dentro de todos. E Eles não estão fazendo mais do que outros fizeram por Eles. E temos a certeza de que todos aqueles que chegarem à fusão e união com a sua própria Luz Interior, no futuro farão o mesmo pelos outros. Esta é a grande cadeia amorosa luminosa da qual todos um dia também farão parte, num plano de consciência superior. Sereis como nós hoje – obreiros da luz maior – a serviço da evolução universal.

“Nossa civilização mecânica será simplificada e uma nova era será introduzida, a qual será livre do incubo do dinheiro (sua posse e sua não-posse) e a família humana reconhecerá universalmente seu status como um reino de ligação entre os três reinos inferiores da natureza e o quinto, ou reino espiritual. Haverá tempo e liberdade para uma cultura da alma que superará nossos modernos métodos de educação, e o significado dos poderes da alma e o desenvolvimento da consciência super-humana atrairão a atenção dos educadores e estudantes em toda a parte”.

“Um tratado Sobre Magia Branca” – Alice A. Bailey

Nenhum comentário:

Postar um comentário