23.5.10

O INFERNO - DEUS

Num dado momento, a conversação se encaminhou para um ponto em que um componente do nosso grupo perguntou onde ficava o inferno e o que significava o diabo. Jesus voltou-se de pronto e respondeu:
“O inferno ou o diabo não têm domicílio a não ser no pensamento mortal do homem. Ambos estão exatamente onde o homem os coloca. Com a sua atual iluminação, podem vocês coloca-los em alguma posição geográfica na terra? Se o céu é tudo e tudo rodeia, onde poderiam o inferno ou o diabo ser colocados etereamente? Se Deus governa a todos e é Tudo, onde poderia ser colocado qualquer um dos dois em Seu plano perfeito?

“Se tomarmos a ciência das coisas, saberemos que, segundo uma lenda contada aqui, todo o calor, toda a luz e muitas outras forças naturais estão encerradas bem dentro da própria terra. O sol, por si só, não tem calor nem luz. Tem potencialidades que atraem o calor e a luz da terra. Depois de haver o sol atraído os raios de calor e de luz da terra, os raios de calor se refletem de volta para a terra pela atmosfera que flutua no éter. Os raios de luz extraídos da terra mais ou menos da mesma maneira são refletidos de volta à terra pelo éter. Como o ar se estende apenas numa distância relativamente curta, o efeito dos raios de calor varia à medida que se deixa a superfície da terra e se eleva rumo ao limite externo da atmosfera. À proporção que o ar se torna denso, diminui a reflexão; conseqüentemente, na medida em que se ascende a altitudes maiores, o calor diminui e o frio aumenta. Todo raio de calor, à medida que é extraído e refletido, volta à terra, onde se regenera. Quando se alcança o limite do ar, alcança-se o limite do calor. O mesmo acontece com os raios de luz, extraídos da terra e refletidos de volta pelo éter. Como este éter se estende a uma distância muito maior da terra do que o ar, os raios de luz entendem-se muito mais antes de serem todos refletidos. Quando se atinge o limite do éter, ter-se-á alcançado o limite da luz. Quando se atinge o limite do calor e da luz, ter-se-á alcançado o grande frio, muito mais sólido que o aço, que fazendo pressão descendente sobre o éter e a atmosfera com uma força quase irresistível, os mantém juntos. Supõe-se que o inferno seja quente e que à Sua Majestade Satânica aborreça o frio; de sorte que não se pode encontrar nenhum domicílio, lá fora, para ele.

“Agora que nos livramos deles, lá de cima, passemos a considerar a outra lenda científica, e vamos para baixo. De acordo com essa lenda, a uma curta distância da superfície, a terra é uma massa em fusão tão quente que derrete qualquer substância. A massa derretida no centro gira mais lentamente do que a crosta no exterior, e a faixa em que as duas se encontram é o lugar em que são geradas as forças naturais e, ali, mais uma vez, a mão de Deus governa tudo. De modo que não há lugar para Sua Majestade Satânica nem para sua casa aqui; pois, se ele tentasse viver no lugar mais quente, ou no lugar mais frio, acha-lo-ia muito incômodo, pois o frio consome tanto quanto o calor. Vasculhamos todos os lugares e não conseguimos encontrar uma casa para ele; daí podermos presumir que ele está exatamente onde está o homem e que detém todo o poder que o homem lhe dá.

“Foi apenas o adversário pessoal que expulsei. Ou vocês acharam, por um momento, que eu expulsaria o demônio de um homem e lhe permitiria entrar numa vara de porcos que depois se arremessaram ao mar? Nunca vi o demônio em nenhum homem, a não ser que ele mesmo o tenha trazido. O único domínio que já lhe dei algum dia foi o que o próprio homem lhe deu.”

Mais tarde a conversa derivou para Deus, e alguém do grupo confessou: “Eu gostaria de saber quem ou o que realmente é Deus.” Jesus tomou a palavra e respondeu: “Eu creio que compreendo o motivo da pergunta que vocês gostariam de ver esclarecida na sua própria mente. São os muitos pensamentos e idéias conflitantes que aturdem ou perturbam o mundo de hoje sem referência à origem da palavra. Deus é o princípio que está por trás de tudo o que existe hoje. O princípio por trás de uma coisa é Espírito; e Espírito é Onipotente, Onipresente, Onisciente. Deus é a Mente, causa direta e diretora de todo o bem que vemos ao nosso redor. Deus é a fonte de todo o Amor verdadeiro que mantém juntas umas às outras todas as formas. Deus é um princípio impessoal. Deus nunca é pessoal, a não ser quando se converte, para cada indivíduo, em amoroso Pai-Mãe pessoal. Para o individuo, Ele pode ser um Pai-Mãe pessoal e amoroso, que tudo dá. Deus nunca se transforma num grande ser localizado nos céus, num lugar chamado paraíso, onde tem um trono no qual se senta e julga as pessoas depois que elas morrem; pois Deus é a própria Vida e essa vida nunca morre. Isto é apenas um equívoco produzido pelo pensamente ignorante do homem, assim como inúmeras malformações produzidas que vocês vêem no mundo à sua volta. Deus não é um juiz nem um rei que pode impor-lhes Sua presença ou arrasta-los à barra dos tribunais. Deus é um Pai-Mãe amante e pródigo, que, quando você se aproxima, estende os braços e o envolve. Não importa quem ou o que é você, nem o que você possa ter sido. Você é filho d”Ele, exatamente como quando O procura com o coração e para uma finalidade digna. Se você fosse o Filho Pródigo que virou as costa para a casa do Pai e está cansado das palhas secas da vida, que dá como forragem aos porcos, pode voltar novamente o rosto para a casa paterna e ter a certeza de uma acolhida carinhosa. Ali, o banquete está sempre à sua espera. A mesa está sempre posta e, quando você regressar, não ouvirá nenhuma censura do irmão que regressou antes de você.

“O amor de Deus é como uma fonte pura que jorra de uma montanha. Em sua origem, ela é pura mas, à proporção que flui em seu curso, torna-se turva e poluída até jogar-se no oceano tão impura que nem sequer se parece com a que emergiu do manancial. À medida que entra no oceano, vai se desfazendo da lama e da vasa e deixando-as cair ao fundo, de onde volta a subir à superfície como parte do oceano álacre e livre, do qual pode ser tirada de novo para retemperar a fonte.

“Vocês podem ver Deus e falar com Ele a qualquer momento, justamente como podem ver seu pai, sua mãe, seu irmão ou seu amigo, e conversar com eles. Com efeito, Ele está muito mais próximo do que qualquer mortal pode estar. Deus é muito mais querido e muito mais sincero do que qualquer amigo. Deus nunca está cansado, nem zangado, nem abatido. Nunca destrói, nem fere, nem estorva nenhum dos filhos, criaturas ou criações. Se Deus fizesse essas coisa, não seria Deus. O deus que julga ou destrói seus filhos, suas criaturas ou suas criações, ou que lhes nega alguma coisa boa, é apenas um deus invocado somente pelo pensamento irrefletido do homem; e vocês não precisam temer esse deus, a não ser que queiram faze-lo. Pois o verdadeiro Deus estende a sua mão e diz: “Tudo o que tenho é teu.” Quando um dos seus poetas disse que Deus está mais próximo do que a respiração e mais perto do que as mãos e os pés, ele foi inspirado por Deus.Todos são inspirados por Deus quando a inspiração é para o bem ou para o certo, e todos podem ser inspirados por Deus a qualquer momento; basta que o queiram.

“Quando eu disse, Eu sou o Cristo, o único gerado por Deus, não o declarei por mim mesmo apenas, pois se o tivesse feito, não poderia tornar-me o Cristo. Digo claramente que, para produzir o Cristo, eu, assim como todos os outros, precisamos declara-lo; pois precisamos viver a vida, e o Cristo precisa aparecer. Vocês podem manifestar o Cristo quando quiserem mas, se não viverem a Vida, o Cristo nunca aparecerá.

“O plantio é livre, a colheita é obrigatória.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário