13.11.10

TEMPLO ESPIRITUALISTA SOL DO ORIENTE (UMBANDA) - CRISTÃOS ORIENTAIS

181.Os Cristãos Orientais consideravam o dogma da unidade de Deus como um mistérios e viam nela uma manifestação Divina. Portanto, só transmitiam conhecimento dela à iniciação, que mantinham em grande segredo. Praticavam a moralidade ordenada pelo Filho de Maria, porém não acreditavam na sua divindade; pois, somente os que seguiam as tradições Gnosticas e Cabalísticas o consideravam Irmão Maior.

182. “Os Cavaleiros da Cruz que chegaram a conhecer os dogmas e mistérios dos Cristãos do Oriente, ao voltarem para a Europa, foram obrigados a manter essa iniciação ainda mais secreta, pois a simples desconfiança dessa crença seria o bastante para levar esses professos da nova religião ao patíbulo e à fogueira”.

183. Com relação ao laço que existia entre os ensinos dos Cavaleiros do Templo e os dos Gnosticos (o “G” Maçônico não significa, nem nunca significou Geometria, mas sim “Gnose”, a alma), é bom citar o Abade Gregoire, que assim se expressa:

184. “A Ordem do Templo, surgiu da Ordem do Oriente, cujo berço foi o antigo Egito. A Ordem do Oriente comprendia diversas ordens ou classes de adeptos. Os adeptos da primeira ordem eram ao mesmo tempo, legisladores, juizes e pontífices.

186. “Sua política era oposta a toda propagação do conhecimento metafísico e das ciências naturais, de que se fizeram os únicos depositários; e todo aquele que ousasse revelar os segredos reservados aos iniciados na ordem da hierarquia sacerdotal, seria punido com a mais terrível severidade. Davam ao povo apenas emblemas ininteligíveis que constituíam a teologia exotérica, a qual era um amontoado de dogmas absurdos e práticas extravagantes tendentes a dar maior ascendência à superstição e fortalecer o governo.

187. Moisés foi iniciado no Egito. Era profundamente versado nos mistérios teológicos, físicos e metafísicos dos sacerdotes. Aarão, seu irmão, e os outros chefes hebreus se tornaram depositários dessas doutrinas. Esses chefes ou Levitas, se dividiam em varias classes, conforme os costumes dos padres egípcios.

188. Mais tarde, veio ao mundo o Filho de Deus. Foi educado na escola de Alexandria. Cheio de um espírito inteiramente Divino, dotado da mais admirável inteligência, conseguiu alcançar todos os graus da Iniciação Egípcia (Essenia).

189. Ao voltar para Jerusalém, apresentou-se aos chefes da Sinagoga, e apontou-lhes as numerosas alterações por que passava a Lei de Moisés nas mãos dos Levitas; confundiu-os pelo poder de Seu espírito e a extensão de seu conhecimento: porém os sacerdotes judeus, cegos pelas suas paixões, persistiram em seus erros.

190. Entretanto, chegara o momento para o Cristo, dirigindo os frutos de Suas elevadas meditações para a civilização universal e o bem-estar do mundo, rasgar o véu que encobria a verdade ao povo, pregar o amor ao próximo e a igualdade de todos os homens perante o Pai comum. Finalmente, consagrando por um sacrifício digno de Filho de Deus as doutrinas celestes que viera espalhar, estabeleceu para sempre na terra, pelos Seus Evangelhos, a religião escrita no Livro da Eternidade.

191. Jesus concedeu aos Seus discípulos a Iniciação evangélica, fazendo Seu espírito descer neles, dividiu-os em diversas ordens, conforme o costume dos padres Egípcios e Hebreus, e colocou-os sob a autoridade de S.João, seu discípulo amado, a quem fez pontífice e patriarca Supremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário