20.9.12

FILHOS DOS HOMENS – FILHOS DE DEUS



                 Os filhos dos homens acreditam que alguém de fato pode ser “grande” ou “pequeno”. Já os que pertencem à nossa estirpe – os Filhos de Deus – mantêm a consciência espiritual quando encarnam num corpo. Nunca se esquecem de que apenas o corpo pode ser “uma criança” ou “um adulto”; o espírito é e permanece sempre o mesmo. Ele não é nem “grande” nem “pequeno”, nem “jovem”, nem “velho”, pois o espírito não pertence ao mundo do tempo e do espaço! Portanto a ligação com meu pai nunca foi perturbada pelo fato de termos idades diferente, nem pelo fato de nos vermos raramente. Certa vez eu disse a ele:
“Pai, algum dia também quero saber tudo isso, como você”.
“Quando você for iniciada”, respondeu então ele, “terá consciência de todos os segredos do céu e da terra.”

INICIAÇÃO – ELISABETH HAICH

18.9.12


sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Afinal, o que é um Exú? Eu digo o que penso sobre isso!


No dia 11/09/2012 último, às 17h46, postei uma resposta ao texto publicado no site Em Defesa da Umbanda, Afinal, o que é um Exú?. Texto adaptado, pelo que subentendi pelo Movimento Juventude Umbandista, de considerações ou afirmações do escritor umbandista Alexandre Cumino.

Bem, já se passaram mais de 48 horas e a postagem feita ainda aguarda moderação... TALVEZ seja a correria própria destas eleições, TALVEZ seja algum motivo de força maior que tenha impedido a pessoa responsável pela moderação dos comentários a verificar existência do mesmo, TALVEZ meus comentários não estejam ao gosto da platéia ou público alvo.

De todo modo e ainda no sentido de colaborar, publico aqui no próprio quintal, afinal de contas "Enquanto houver espaço, corpo, tempo e algum modo de dizer NÃO, eu canto!"

Texto original pode ser lido aqui;

Afinal o que é um Exú?

Seguem as minhas considerações em azul;

Edenilson Francisco:
Seu comentário está aguardando moderação.
11 de setembro de 2012 às 17:46

Abraços Fraternos!

“Exú é o responsável e grande mestre dos caminhos; o que permite a passagem do inicio de tudo.”

E assim vai se cristalizando nas mentes a aposentadoria de Ogum, o verdadeiro Senhor dos Caminhos ou de São Jorge, o General da Umbanda.

“Exu é a força natural viva que formenta o crescimento. É o primeiro passo em tudo. ”

Aqui aposenta-se ou diríamos destrona-se o próprio Criador.

“Exú na Umbanda não é cúmplice do erro alheio.”

De qual tipo de espírito humano em regeneração encontrado na Falange Exu se está falando? Ou será que estão tentando “vender” o conceito de que TODO Exu é assim tão cheio de escrúpulos?

“Exu na Umbanda é LEI, é LUZ, é VIDA… ”

Senhor, o que estão fazendo para dourar a pílula?!?!?! 1º dizem que Exu É Lei depois no parágrafo seguinte dizem que VEM NA LEI, ou seja, é o juiz, o executor e a fonte da própria!!! Depois ficam bravos se lhes é apontado a pecha de Exumaníacos!.

“Exu sempre vem na Lei, quando tem já a liberdade de dar consulta e orientar.”

Será que são meus olhos ou o parágrafo é a prova de incoerência do que foi dito antes? SE vem NA Lei, óbvio ululante está que o faz como serviçal desta, cumprindo ou fazendo cumprir, OBEDECENDO determinação de um Poder Maior, portanto é incoerente dizer que Exu É a Lei.

Ainda, se o faz quando JÁ TEM A LIBERDADE de, significa dizer que até esta permissão o que será que este ser de Luz fazia? Vagalumeava por aí na firme esperança de reconhecerem sua augusta luminosidade? Ora, é óbvio ululante 2 que antes disso o mesmo, EM SUA GRANDE MAIORIA, sequer fazia questão de se aproximar ou estar entre os que reconheciam a necessidade de regeneração, ESTÁ-SE FALANDO EM ESPÍRITOS HUMANOS AQUI NÃO DE ORIXÁS. Ou ainda lembrando as palavras do Sr. Zélio de Moraes; “Depois de despertado, porque o Exú é um espírito admitido nas trevas, depois de despertado, que ele dá um passo no caminho da regeneração é fácil ele trabalhar em benefício dos outros. Assim eu acredito no trabalho do Exú.”

“Exú não é demônio, “tinhoso”, “coisa ruim”, “trevoso” e outras mentiras que se inventam.”

Igualmente não é A LEI, LUZ, VIDA e outro epítetos que inventam para dourar teologias. Exu é um espírito humano, podendo ser tbm elemental, denso, em regeneração desde que se enquadre no direcionamento já citado nas palavras do Sr. Zélio de Moraes.

“Assim como nós, o Exú é o espelho espelho de nós mesmos, se eu conheço minha sombra, se eu conheço minhas trevas, se eu conheço meu ego, se eu conheço meus vícios, se eu conheço minhas paixões e me proponho a trabalhar sentimentos, pensamentos, palavras e atos então este conhecimento me torna forte.”

Ora se a questão então é SE ESPELHAR, prq não fazê-lo com Caboclo e Preto Velho que igualmente passaram pelos vícios, paixões e trevas interiores da própria alma e justamente por estarem em posições SUPERIORES E LEGÍTIMAS como Organizadores da Umbanda, podem nos oferecer suportes, lições e apontamentos já muito mais depurados?

A resposta me parece clara, espelhar-se em Exu seria o mesmo que identificar-se com alguém perseguido, maltratado, incompreendido, marginalizado TAL E QUAL se gosta muito de entoar o mantra dos umbandistas. Caboclo e Preto Velho não servem para tal espelho, pois indicam atitudes que incitam a superação, depuramento das próprias faltas, não identificação, que pode levar muito mais a afinidade e conformação, e aí é quem entra o gostinho do tal poder…

Aposentaram Ogum, o próprio Criador, estão prá aposentar Xangô, Caboclos e Pretos Velhos, a pergunta que não cala; Quando vão assumir de vez que não se chama mais Umbanda esta nova velha religião que ressuscitaram?


Como disse um Querido Amigo; "Já estou vendo a hora em que Pretos e Índios vão ser apenas "personagens do passado" nesses terreiros de cultos a "orixás" e "exus"."

Paz e Luz! Mas Luz mesmo!