14.2.12

UMBANDA - CODIFICAÇÃO

Qualquer religião tem um princípio e um fim. Nunca será eterna porque os seus primeiros idealizadores as fizeram para as necessidades de uma época, de um povo. Ela não é dinâmica porque geralmente obedece a regras, dogmas e teorias preestabelecidas, e o verdadeiro caminho é dinâmico, não obedece a leis feitas pelos homens. Suas leis e suas regras são naturais e espontâneas, moldando-se a cada necessidade da alma-espírito como as águas do mar se moldam às saliências das encostas, das margens que ele banha, e nem por isso perdendo as características e a forma que representam. Tanto que, quando têm necessidade, ultrapassam as suas margens para criar uma nova margem, assim modificando os contornos e saliências de sua orla anterior.E por considerar a Umbanda como uma manifestação espiritual de religação com o espírito que é imortal, ela jamais será codificada.

11.2.12

UMBANDA COMO ATITUDE SOCIAL

Para os umbandistas meditarem, principalmente para os “Sacerdotes de Umbanda”.
Esta manhã assistindo ao programa do Serginho Groisman, Ação, que apresentava a Universidade do Circo do ator Marcos Frota, que no final disse uma frase “O Circo como Atitude Social”, me fez relembrar do que foi o Templo do Pai João de Benguela nos idos das décadas de sessenta até oitenta, quando existia no Templo consultório médico, que atendia às pessoas necessitadas. Eram médicos que destinavam parte de seu tempo para este atendimento.
E a frase “O CIRCO COMO ATITUDE SOCIAL” me fez questionar se não seria “ATITUDE SOCIAL”, o que estaria faltando à nossa Umbanda para se firmar definitiva e verdadeiramente como uma religião.
Com certeza, se os nossos Dirigentes de Terreiros ou “Sacerdotes de Umbanda”, desviassem um pouco o seu olhar de arautos da verdade, e olhassem mais para as comunidades para atrair as pessoas não só carentes, mas também aquelas que possam contribuir com os mais necessitados, num envolvimento coletivo para minorar as desigualdades existentes, aí sim a Umbanda começaria a se tornar uma verdadeira religião, que é o seu destino, pois a UMBANDA, apesar de certos umbandistas, VEIO PARA FICAR.

Saravá a todos e que PAI OXALÁ nos ilumine.
Ubiratan da Silva